As críticas de Felipe Massa fizeram efeito. Após o alerta do brasileiro, a Pirelli alterou os pneus escolhidos para o GP do Brasil deste ano (6 a 9 de novembro) para a combinação macios (amarelos) e médios (brancos). A fornecedora oficial da Fórmula 1 havia escolhido anteriormente os compostos médios (brancos) e duros (laranja), mesma combinação das últimas duas edições da corrida em Interlagos, mas o piloto da Williams classificou a escolha como "perigosa", ainda mais com o novo asfalto da pista paulista, que desgastará menos os pneus. Outros competidores também haviam manifestado descontentamento com a nomeação. Em comunicado enviado nesta sexta-feira, a fornecedora disse que levou a sugestão para o Grupo de Trabalho de Pneus, e que a proposta foi aprovada por unanimidade pelas equipes.
– Nós sempre dissemos que estaríamos abertos a quaisquer alterações, caso sejam necessárias. Após nova análise técnica do impacto da superfície do circuito recapeada, juntamente com uma avaliação de risco que sugeriu uma baixa probabilidade de superaquecimento do composto em temperaturas extremas da pista, fizemos esta mudança com o acordo unânime de todos os onze times disse o diretor esportivo da empresa italiana, Paul Hembery.
No último fim de semana, o brasileiro da Williams que cresceu correndo no circuito paulista havia criticado a escolha inicial da Pirelli. Ele lembrou que, com o recapeamento de pista feito para esse ano, o novo asfalto desgastaria ainda menos os pneus. Após as críticas, a Pirelli se colocou aberta a mudanças e prometeu discutir o tema.
– Interlagos nunca foi uma pista onde precisamos de pneus duros e médios. Seria possível pilotar lá com supermacios e macios ou, se você é muito conservador, talvez macios e médios. É completamente inaceitável. Pode estar frio ou úmido, então acho que poderia ser até perigoso com pneus duros. Eu não entendo essa decisão. Este ano, teremos um novo asfalto em Interlagos, e pilotar em asfalto novo é muito mais fácil para os pneus. Não tenho ideia de por que a Pirelli está levando os pneus mais duros. (O funcionário da Pirelli) disse que eu estou certo. Eu disse que eles precisam mudar isso, e ele disse apenas que a decisão não cabe a ele. Então eu pedi que ele fale com a pessoa que decida isso! A corrida não é amanhã – disse o brasileiro na ocasião.
G1