Depois de 18 dias parados, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciaram a suspensão da greve por tempo determinado. A decisão foi tomada durante assembleia nesta quinta-feira (12). Segundo informações da presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran), Daiane Renner, a greve será suspensa até o dia 17 de novembro, quando ocorre a segunda audiência no Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça com o Governo do Estado. Contudo, o sindicato não descarta que uma nova greve seja deflagrada.
A presidente do sindicato confirma que após a audiência do dia 17, uma assembleia da categoria já está programada para o dia 18. “Caso não haja resultados, uma nova greve pode iniciar já no dia 19 de novembro”.
Quanto ao atendimento nas agências do Detran, deve ser retomado nesta sexta-feira (13), normalmente. Os servidores iniciaram a greve no dia 26 de outubro pedindo entre outros: chamamento dos aprovados em concurso, melhoria estrutural e física de trabalho, etc. “O Governo utiliza a greve como justificativa para não negociar, então suspendemos a greve para a reunião da próxima terça-feira”, comenta Daiane.
Anteriormente, o secretário da Casa Civil, Paulo Taques, já havia frisado que estaria pronto para negociação, desde que a greve fosse encerrada."Acho que falta maturidade aos servidores. Primeiro, porque eles estão exigindo uma convocação dos aprovados em concurso, e nós já apresentamos um cronograma para chamar os aprovados até 2018. Segundo: em quatro anos, o sindicato fez três greves. Em 11 meses, já fizeram duas. Significa que vão fazer quantas greves no nosso mandato? Dez greves?", destaca trecho da nota encaminhada por Paulo.