O aplicativo 99Taxis foi atualizado nesta segunda-feira (6) para incluir a opção de ocultar dos taxistas o número de telefone dos passageiros. Disponível nas versões do app para Android e iOS, a novidade foi implementada após um abaixo-assinado circular a internet pedindo por medidas contra o assédio a mulheres.
"Esses casos representam um percentual mínimo das corridas, mas têm que ser coibidos, pois são inadmissíveis. Repudiamos qualquer tipo de assédio, tanto às passageiras e passageiros, quanto às milhares de motoristas do sexo feminino", diz Paulo Veras, CEO do 99Taxis, em comunicado.
A petição que desencadeou a mudança foi criada em março pela analista de sustentabilidade Ana Clara Leite, 22 anos, moradora de São Paulo (SP). Ao G1, ela conta que já sofreu assédio de taxistas e que resolveu tomar uma atitude depois de saber de casos de mulheres que foram assediadas, via mensagem ou ligação telefônica, por pessoas que tiveram acesso a seus números de telefone a partir de apps de táxi.
"Uma menina me contou que pediu um táxi pelo app e estava bem vestida, porque era aeromoça. E depois o cara mandou mensagem falando que ela era linda, que adorava aeromoças, que teria desconto no táxi", diz.
Até o abaixo-assinado, taxistas que usassem aplicativos como o 99Taxis tinham acesso ao nome dos usuários, ao endereço em que eles se encontravam antes da corrida e aos seus números de telefone.
A Easy Taxi, empresa de outro grande aplicativo do tipo, disse na época que também está trabalhando em uma solução definitiva para esse tipo de problema. A função deve ser lançada dentro de alguns meses e usa a tecnologia VOIP, vista em programas como o Skype, para conectar taxista e passageiro e dispensar os números de telefone.
"O uso será bem simples: ao clicar no botão 'ligar para taxista', o passageiro será conectado ao profissional por uma plataforma que mantém o número de ambos oculto", disse a Easy Taxi em comunicado.
Enquanto a função não vai ao ar, o app oferece uma solução temporária. Os usuários que desejarem omitir o próprio número de telefone podem mandar um e-mail para o aplicativo e solicitar a retirada.
Fonte: G1