Cidades

Após ameaças, outdoors com críticas a Bolsonaro são retirados de circulação em Sinop

Sinop foi surpreendida na manhã desta quinta-feira (27) pela retirada de uma série de outdoors contendo duras críticas ao atual presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido). As mídias, que estavam sendo instaladas desde segunda-feira (24), apresentavam uma fotografia do chefe maior do executivo com expressões faciais caricatas ou em poses cômicas, juntamente a perguntas, questionando sua atuação frente ao país. 

A surpresa veio porque, desde a posse de Jair, Sinop deixou claro nas urnas o apoio com 77% dos votos nas últimas eleições. E na cidade em que era comum ver uma série de outdoors contendo apoio ao presidente, pela primeira vez apresentou agora o contraponto. 

De acordo com o advogado Dhione Moura, a iniciativa das críticas surgiu da presidência do PDT e entidades como o Sindicato de Professores, Servidores da Unemat e Sociedade Civil Organizada, sendo os responsáveis pela a instalação do material gráfico. Desde o início do processo de crítica eles estão sendo censurados. 

“Quando nós pagamos e solicitamos para a empresa imprimir o material, que eles deveriam fazer a qualquer cliente, já recebemos a solicitação de alteração da mensagem, pedindo para pegarmos leve. Sabendo que não seria possível fazer nossa crítica se não alterássemos a mensagem, aceitamos”, conta resignado Dhione Moura, que advoga para o PDT. 

Mas para grande surpresa de todos os envolvidos no processo, logo no início da instalação dos outdoors, funcionários que estavam realizando os trabalhos já foram hostilizados por quem passava. 

Uma funcionária da gráfica – que preferiu não se identificar com medo de represálias – contou que foi ameaçada e recebeu ofensas verbais. 

“Assim que viram o que estávamos instalando, começou a perseguição. Estou com muito medo”, contou ela. 

Em menos de 24 horas, todos os outdoors relacionados foram pintados e as mensagens escondidas. De acordo com informações recebidas por esta reportagem, a imprensa MT Painéis – divisão de outdoors da gráfica Grafpel – teria tomada a atitude de esconder as mensagens após ter sido duramente pressionada por representantes de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, principalmente ligados ao agronegócio. 

“Nós falamos com a empresa, que também tem sido vítima dessa pressão. Eles (apoiadores do presidente) ameaçaram a gráfica de cancelar todos os contratos com a empresa e fazer um boicote contra a mesma, forçando a retirada de todo o material”, conta Dhiones.   

Pressão desmedida 

Uma equipe da empresa gráfica que realizava os trabalhos de instalação foi atacada por veículos de apoiadores do presidente. Em um caso, um apoiador exaltado chegou a se jogar em cima do veículo da empresa, impedindo a instalação do restante das placas contratadas. 

A imprensa local que ousa a fazer qualquer notícia desfavorecendo ou questionando o presidente também sofre com truculências de apoiadores. 

Esta reportagem, inclusive, já teve celulares retirados das mãos, recebendo ofensas de apoiares do presidente por apenas estar no aeroporto do município, fazendo a cobertura jornalística durante recebimento da primeira entrega de vacinas na cidade. Estes atos de força, truculência e censura não são raros. Na ocasião, dois apoiadores do presidente gritavam a plenos pulmões que a “imprensa lixo” não deveria estar ali, noticiando a população. 

Grupos de apoiadores de Sinop foram em ato pró-Bolsonaro em maio 
Uma caravana formada por mais de 200 lideranças do setor produtivo do agronegócio, entidades e do Sindicato Rural utilizaram dois ônibus, caminhonetes e carros, e segiram até Brasília para participar de um manifesto em apoio ao desenvolvimento do país e ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em Brasília, no “Movimento Brasil Verde e Amarelo”. 

A viagem foi de aproximadamente 36 horas até a Granja do Torto, residência oficial do presidente. Entre as pautas, estavam a volta do voto impresso, imparcialidade do STF e maior atuação do Senado Federal.

Em Sinop, foram arredados cerca de R$ 450 mil para mobilizar os manifestantes. Participam e apoiam o movimento Sindicatos Rurais de Sinop e região, entidades que representam empresas, indústrias e a sociedade, e o setor de transportes.

Repercussão Nacional

O ato não passou despercebido as redes sociais e foi pulverizado em perfis de diversas localidades, sendo um deles o @midianinja, uma página de conteúdo jornalístico de abrangência nacional. A publicação mostrava fotografia no momento em que os funcionários da gráfica escondiam o outdoor, com o título “Absurdo! Após ameaças de empresários, outdoors são censurados em Sinop (MT)”. Até o fechamento da reportagem, a publicação contava com 37 mil curtidas e 1.129 comentários.

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.