O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem a Mato Grosso neste sábado (24) para o lançamento do programa Solo Vivo. A iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que é voltada para o desenvolvimento da agricultura familiar no estado e em todo o país, e terá entrega de máquinas agrícolas no Assentamento Santo Antonio da Fartura, no município de Campo Verde (130 km de Cuiabá). O evento estava previsto para o último dia 17, mas foi adiado em função da viagem do chefe do Palácio do Planalto para o funeral do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.
A programação do evento também indica que haverá entrega de títulos de terra pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Segundo o ministro Carlos Fávaro, que também vai participar do lançamento do programa Solo Vivo, o projeto visa a recuperação de solo degradado para aumentar a produtividade e competividade dos agricultores familiares. O objetivo é reduzir as desigualdades na produção rural. O programa conta com a parceria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri/MT).
O IFMT realiza a análise do solo nos locais selecionados pela Fetagri e, a partir do laudo, o MAPA fornece equipamentos, máquinas e insumos necessários para a preparação do solo.
Piloto do programa, Mato Grosso terá 10 assentamentos beneficiados, inicialmente. Além de Campo Verde, são realizadas coletas e análise de solo em propriedades de Alto Araguaia, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos.
Durante o evento, também será realizada a entrega de máquinas do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar em Mato Grosso, desenvolvido pelo MAPA em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq) em 38 municípios mato-grossenses.