Depois de finalizada a obra, a unidade que é referência em tratamento oncológico no Estado e que hoje atende cerca de 3.360 pacientes por mês, poderá triplicar o atendimento. O projeto de reforma prevê a construção de 16 consultórios, oito leitos de urgência e emergência, sala para fisioterapia, biópsia e exames ginecológicos.
A obra será viabilizada a partir de uma parceria entre Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL) e a Casa Cor Mato Grosso, o segundo maior evento de arquitetura e decoração do mundo.
Serão empenhados na reforma, aproximadamente R$ 1,3 milhão de emendas parlamentares dos deputados mato-grossenses, além de R$ 400 mil da Prefeitura de Cuiabá. “Esta reforma trará mudanças significativas no tratamento de pacientes que lutam contra o câncer”, assegurou o presidente da unidade, João Castilho Moreno.
O projeto foi lançado na manhã desta terça (20), pelos diretores da Casa Cor, Vagner Giglio e Emili Ayoub Giglio e ainda contou com a presença do presidente da AL, deputado José Riva (PSD), do ator global Otaviano Costa, que foi nomeado embaixador do Hospital de Câncer, entre outras autoridades.
Apoio
Nomeado embaixador da unidade, o ator e apresentador Otaviano Costa afirmou que não medirá esforços no intuito de garantir doações à Instituição. Costa afirmou que ‘levará’ o projeto para o eixo Rio-São Paulo sempre na tentativa de conseguir apoio para a reforma do Hospital.
“Meu sonho agora está aqui se chama Hospital do Câncer, vou fazer o que for possível para ajudar esta causa”. O ator garantiu que irá realizar o ‘Leilão do Bem’, onde objetos pessoais de famosos serão leiloados para ajudar à Instituição. “Através desses objetos iremos conquistar sentimentos”, afirmou.
Costa ainda completou dizendo que “todos devem estar unidos nesse projeto de solidariedade. O Hospital de Câncer de Mato Grosso se tornará referencia em todo o Pais”.
Casa Cor
A edição 2012 da Casa Cor Mato Grosso será realizada no anexo do Hospital do Câncer, e segundo os diretores terá como diferencial, a ideia de responsabilidade social. A diretora Emili Ayoub afirma que a intenção sempre foi deixar um legado à população: “vamos contar coma Judá de parlamentares e de empresários, e juntos mudaremos a história desta unidade que aguarda 17 anos para ser reformada”.
“Estamos assumindo essa responsabilidade social de buscar parceiros a fim de terminar essa importante obra, que irá beneficiar os pacientes que precisam de tratamento contra o câncer. Esse é o diferencial deste ano”, completou Vagner Giglio.
Camila Ribeiro – especial para o Circuito Mato Grosso
Fotos: Mary Juruna