Mundo Tecnológico

Aplicativos Android chegarão a Chromebooks com Chrome OS em breve

 
Na demonstração durante a abertura do Google I/O, apps do Evernote e Flipboard em um tablet e Vine em um smartphone Android foram perfeitamente espelhados na tela de um laptop com o sistema operacional baseado na nuvem – se funcionar conforme mostrado, bastará abrir o aplicativo no dispositivo móvel para visualizar um ícone executável na bandeja de apps do desktop.
 
Ainda não está claro, porém, como tudo será implementado. Não se sabe se será via Wi-Fi ou Bluetooth, ou ainda a improvável Wi-Fi Direct, inexistente nos Chromebooks vendidos atualmente. Também não foi divulgada a data em que o recurso poderá estrear. A única certeza, por enquanto, é de que se tratará de uma funcionalidade exclusiva do Android L, que chegará no segundo semestre.
 
Outra novidade apresentada no I/O relacionada a Chrome OS e Android é o espelhamento de notificações entre smartphone e computador, de maneira similar ao anunciado pela Apple durante a WWDC 2014 – iOS e Mac OS X também estarão mais integrados até o final do ano. O aviso de bateria descarregada do celular poderá aparecer na tela do computador, por exemplo.
 
Impulso no mercado de Chromebooks
 
Os Chromebooks são finos, leves e rápidos, porém vendidos a preços relativamente baixos devido a seu hardware modesto, já que não precisam de muito para abrir apps na nuvem, como Google Drive. Mas essa característica afasta consumidores que procuram uma oferta maior de programas e experiência off-line – e isso é exatamente o que o Google pretende atingir integrando o Chrome OS ao Android.
 
Se o projeto der certo – e tudo leva a crer que dará –, usuários que hoje renegam Chromebooks por sua falta de recursos poderão ganhar um tremendo motivo para comprar um: jogos, apps de edição de foto, suítes de escritório, entre outros programas da Play Store, todos perfeitamente compatíveis.
 
Mas o pareamento off-line, seja via Bluetooth ou cabo USB, será necessário para tornar a funcionalidade realmente matadora. Se assim for, Chromebooks poderão se tornar, finalmente, concorrentes verdadeiros de Macs ou PCs com Windows, e sair da marginalidade no mercado de computadores pessoais.
 
Tech Tudo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados