O aplicativo, disponibilizado via web e smartphones com sistema android, já foi baixado por cerca de 2 mil usuários. Nesses primeiros meses, as principais denúncias foram: propagandas e banners (53%), denúncias definidas como "outros" (17%), uso da máquina administrativa (12%), por propaganda nas redes sociais (7%), compra de votos (5%) e propaganda em Site da Internet (4 %).
As denúncias enviadas pelos cidadãos vão servir de suporte para os juízes e Ministério Público analisarem a conduta dos candidatos nas eleições deste ano.
Até o momento, 16 processos na Justiça eleitoral foram originadas por denúncias enviadas ao aplicativo. Desses, 9 foram arquivados por falta de consistência de provas, 2 denúncias estão em tramitação na Corte e 5 nas zonas eleitorais.
Mato Grosso é o segundo estado a colocar em funcionamento este sistema. O “Pardal” foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Espírito Santo (TRE-ES), que disponibilizou e autorizou o uso do aplicativo ao Tribunal Mato-grossense. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende adotar a plataforma nas próximas eleições em âmbito nacional.
O Pardal está disponível para download gratuito na loja virtual Play Store para smartphones do sistema Android ou diretamente no site: www.tre-mt.jus.br, no banner Pardal. No primeiro caso, para a busca do aplicativo, o cidadão deve digitar “TRE-MT”. (com assessoria)