Na lista de municípios disponíveis foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta semana, processamento da segunda chamada da primeira fase pelo Edital 14/2016, apenas o município de Várzea Grande possui vaga remanescente para profissionais do Programa Mais Médicos. Os candidatos devem manifestar interesse na concorrência à alocação nas vagas. Apenas os médicos com inscrição validada poderão escolher as localidades.
O programa, que já completou dois anos de existência, tem como objetivo levar profissionais da medicina para regiões com dificuldades para preenchimento dos postos de trabalho. Eles são inseridos nas equipes de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde, realizando atendimentos voltados para a atenção básica.
Em Mato Grosso, 208 médicos estão atuando pelo programa do governo federal. Eles estão distribuídos entre 102 municípios conveniados e cinco distritos sanitários. Figueirópolis D’Oeste foi a última cidade mato-grossense a aderir ao Mais Médicos.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, avaliou positivamente o preenchimento das vagas no estado. “Além da dificuldade que alguns gestores tinham para manter profissionais nos postos de trabalho, as prefeituras também encontravam dificuldades para manter os altos salários dos profissionais”, destacou.