O nosso estado durante alguns tempos não passou por uma queda tão grande de temperatura. Afinal, Cuiabá é considerada uma das capitais onde os termômetros batem recordes de altura no país.
Os projetos de arquitetura residencial, comercial, industrial e muitos outros têm como um dos grandes desafios a refrigeração climática, apostando em todas as formas de energia para a melhor eficiência e baixos custos de consumo.
Épocas tão inesperadas de uma queda tão brusca de temperatura são benéficas para o bolso do consumidor e para o comércio que aumenta as vendas de produtos que vêm aquecer o inverno.
São estes momentos em que a queda da massa polar chega de modo inesperado que temos de registrar, causando situações diferenciadas a todo nosso estado.
A população acostumada e criada com altas temperaturas sente o dia, a hora e o minuto infinitos com o frio.
Os projetos de climatização são sempre pensados para obtermos melhor harmonização ambiental com o clima externo e poucas soluções para temperaturas frias quase nunca existentes em nosso estado. Produtos que aquecem como revestimentos de paredes, tetos e pisos são feitos pelos lojistas somente quando encomendados, nunca à disposição nas lojas de comércio da construção civil.
A capital em períodos de baixas temperaturas tem um cenário urbano modificado em que a população acalorada tem pouca ou quase nunca intimidade com o frio.
Com tantos imigrantes de todos os estados do país, a nova população cuiabana teve grande mudança no seu comportamento habitual e cultural. Muitos, felizes por ter dias de frio recordando suas terras de origem.
Aos cuiabanos e a todos que adotaram Cuiabá, como é bom o nosso sol de cada dia!
www.facebook.com/arqedmilsoneid