Cidades

Aniversário do CB é comemorado com entrega de medalhas e solenidade militar

Aniversariantes, música e bolo para os convidados. Tudo que não pode faltar em uma festa de aniversário estava presente na comemoração dos 53 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). A solenidade alusiva à data de criação da instituição foi realizada nesta sexta-feira (18.08) na edificação em que hoje funciona o Ganha Tempo, na Praça Ipiranga em Cuiabá.

Quando foi montado, em 19 de agosto de 1964, o Batalhão de Bombeiros Militar era parte integrante da Polícia Militar de Mato Grosso e possuía pouco mais de 40 homens. Atualmente são 1.430 militares, entre homens e mulheres, distribuídos em 18 unidades pelo Estado de Mato Grosso. O Comandante-geral da instituição, o Coronel BM Alessandro Borges, destacou o crescimento dos últimos anos. “Temos os planos de ampliar o número de unidades em municípios em que ainda não há uma unidade do CBMMT” ressaltou o Comandante.

O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, chamou atenção para o incremento da tropa do CBMMT. “Nesta gestão o efetivo foi ampliado em um terço e ainda temos a previsão de concurso para mais cem militares”.

Na solenidade o Tenente-Coronel BM Átila Wanderley da Silva foi promovido para a patente de Coronel. Em breve o militar seguirá para a reserva, já tendo ultrapassado o tempo necessário para o encerramento da carreira. Foram agraciados com medalhas por Dedicação aos Estudos o 1º Ten BM Anderson Rodrigo da Silva por concluir com bom aproveitamento o Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Competição

O Coronel Alessandro Borges e o secretário Rogers Jarbas entregaram medalhas para os primeiros lugares do seletivo para a competição internacional dos Corpos de Bombeiros. Quatro bombeiros (dois homens e duas mulheres) foram selecionados para a competição, realizada de 13 a 15 de setembro em Goiânia (GO). O SD BM Feijó, de Rondonópolis, foi o primeiro colocado masculino na soma de provas, ele conta que a disputa foi acirrada e que “a partir de agora o treinamento se intensifica para a prova em Goiás”.

A SD BM Simone veio de Sinop para participar do seletivo. “As provas são iguais para o masculino e feminino, somente o tempo de execução são diferentes por conta das características físicas dos sexos” explica a militar. Como não existe esse esporte fora das corporações de bombeiros é preciso criar espaços e condições similares à prova oficial para o treinamento.

Após o ato solene em frente em frente ao Ganha Tempo, a Banda Militar do CBMMT tocou para os usuários do serviço e foi oferecido um bolo para todos os cidadãos presentes.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.