Mato Grosso completa no dia 9 de maio 267 anos – contados a partir da instituição da Capitania de Mato Grosso, em 1748. Para comemorar este aniversário, no sábado (9), o Governo do Estado vai oferecer diversas atividades no entorno da Arena Pantanal, em Cuiabá. A programação começa cedo, às 8h, e se estende até as 22h30 com muito esporte, dança, música, arte de rua, teatro e literatura. No local também será montada uma praça de alimentação e a maratona de atividades deve agradar a todos os gostos e idades.
Das 8h30 às 16h serão realizadas atividades ligadas ao esporte e ao lazer, começando com a inauguração dos novos trechos de ciclismo e canoagem em Cuiabá e Várzea Grande. O pedal está previsto para começar às 8h, a partir da Arena, e a canoagem, às 9h, saindo da Passagem da Conceição, em Várzea Grande, e indo até o bairro do Porto.
Quem preferir pode continuar no entorno da Arena e aproveitar para jogar futebol, basquete, vôlei, frescobol ou então partir para algo mais radical, como rapel e mergulho. A programação inclui também atividades de lazer, entre elas festival de pipa, flashmob e playground. A partir das 16h começam as intervenções artísticas, com teatro, arte circense e feira literária.
Como não poderia faltar em uma festa de aniversário de Mato Grosso, o público poderá assistir a apresentações da cultura regional, com destaque para os Mascarados de Poconé, os Catireiros do Araguaia e muito siriri e cururu. Tem ainda show com a banda Vanguart e, para fechar a noite, um baile de rasqueado. Ao todo, nove atrações vão subir ao palco entre 16h e 21h30.
O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Leandro Carvalho, antecipou que a programação variada, com diferentes linguagens, manifestações culturais e artistas, será uma mostra do que vai acontecer a partir de 2016. Na noite de sábado, em meio às apresentações, o governo, por meio da Secel, lançará o Festival da Identidade Mato Grosso (Fimato).
O projeto consiste em comemorar os próximos aniversários de Mato Grosso com um festival, que irá acontecer nas cidades-polo do estado. O objetivo, explica o secretário, é apresentar Mato Grosso aos mato-grossenses, ou seja, interiorizar as ações e oportunizar a troca de cultura entre as regiões do estado. Além de difundir a cultura regional, o Festival vai aproximar o artista do público e formar novas plateias.
(Assessoria)