Cidades

Animais são treinados para auxiliar policiamento no Estado

 
O comandante de Operações Especiais, tenente coronel Otomar Pereira, explica que no momento são treinados seis cães, sendo cinco farejadores de pessoas e um de explosivos.
 
Os cães que são treinados para seguir o odor das pessoas podem auxiliar na busca de bandidos da modalidade “novo cangaço”, por exemplo, que em fuga costumam se esconder na mata. 
 
“A cavalaria tem o aspecto psicológico, a estatura criada pelo animal para o policial intimida, mas ao mesmo tempo a presença do animal atrai o cidadão e ainda serve como uma plataforma de observação, permitindo uma visão mais ampla ao policial”, explica Otomar Pereira. 
 
O Comandante ainda destaca a importância da Cavalaria na contenção de grupos, pois dificilmente alguém se contrapõe a um policial montado. 
 
Preparação
 
A expectativa é que o treinamento dos cães termine em três meses, quando completam um ano e meio, idade em que é possível verificar se estão realmente prontos para o serviço. Policiais que também são condicionados como tratadores se formam na mesma data. 
 
A tropa da Cavalaria (homem/cavalo) terminou na semana passada o treinamento e começam a operar na rua. Em principio, os policiais montados só serão avistados nas cercanias do Batalhão, localizado no Centro de Eventos da Acrimat.  
 
 
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.