Cidades DESTAQUE 3

Animais abandonados são resgatados em área isolada em Cuiabá e serão levados para adoção

Três animais foram resgatados pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (BEA), após serem abandonados na Rua X, via de acesso ao bairro Santa Terezinha. O resgate aconteceu na tarde de quarta-feira (3), depois que uma cadela e dois filhotes foram encontrados em um abrigo improvisado de papelão, no meio do capim seco. Eles foram encaminhados para avaliação clínica e, em seguida, acolhidos em lar temporário, onde recebem cuidados, como vermifugação, vacinação e, no caso da fêmea, castração.

Durante o período em que permaneceram na rua, os animais contaram com a ajuda de dois moradores: Luiz Rodrigues das Neves, do bairro Parque Cuiabá, e Lourival Ferreira Peixoto, de Santa Terezinha. Eles ofereceram água e comida diariamente, além de protegerem os animais em situações de risco, como um incêndio no local. “É um alívio saber que vão sair desse calor e desse lugar horrível. O que eu pude fazer, eu fiz. Espero que sejam bem acolhidos por uma família”, disse Luiz, emocionado.

A diretora de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, acompanhou a ação e destacou que o abandono de animais é crime previsto em lei. Em Cuiabá, legislações municipais e federais estabelecem punições que podem incluir multa, proibição de guarda e até reclusão de dois a cinco anos. Ela reforçou ainda a importância da denúncia para coibir os casos de maus-tratos.

Por enquanto, os três animais permanecem em abrigo temporário e em breve estarão disponíveis para adoção. A Prefeitura reforça que situações de abandono e maus-tratos podem ser denunciadas diretamente à Diretoria de Bem-Estar Animal, para que medidas sejam tomadas de forma imediata.

joaofreitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.