Nacional

Angra 1 volta a produzir e retorna ao Sistema Interligado Nacional

A Usina Nuclear Angra 1 retornou ao Sistema Interligado Nacional de energia elétrica às 11h32 de hoje (11), informou a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras que administra a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

A usina foi desligada no dia 19 de fevereiro devido a falhas nos condensadores de vapor das turbinas do circuito secundário. No momento, Angra 1 se encontra em processo de ampliação de potência, disse a assessoria de imprensa da Eletronuclear.

O religamento de Angra 1 era previsto para o dia 13, mas foi antecipado para hoje, segundo a empresa, graças ao rápido processo de purificação da água do sistema secundário da usina. É nesse sistema que é produzido o vapor que vai girar a turbina para produzir eletricidade.

A unidade voltará a gerar energia de forma progressiva, até atingir sua capacidade máxima, que é 640 megawatts.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a política operativa adotada pelo governo, desde o final do ano passado, objetiva preservar ao máximo os estoques das hidrelétricas. Isso significa que, mesmo com o retorno à capacidade plena de Angra 1, que é uma termelétrica nuclear, isso não significa que outra usina térmica será desligada.

“Significa que vai-se economizar mais água dos reservatórios”, informou a assessoria de imprensa. Segundo o órgão, as termelétricas mais caras (a carvão e a gás natural) só começarão a ser desligadas quando os reservatórios das hidrelétricas voltarem aos níveis normais.

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus