Android Auto será liberado em português no começo de abril (Foto: Peter Fussy / G1)
O Google liberou nesta segunda-feira (4) o aplicativo Android Auto no Brasil. A plataforma, leva funções dos celulares Android para o carro. Para usá-la, é preciso ter uma central que já dispõe do sistema, baixar o aplicativo na loja do Google Play e conectar o smartphone no automóvel via cabo USB e Bluetooth para comandos de voz.
Ainda são poucos os carros no país que possuem o sistema (veja lista abaixo). Os mesmo acontece com a rival Apple, que liberou um sistema semelhante no Brasil, o CarPlay, no ano passado; ele é compatível com o iPhone.
No Android Auto é possível usar na tela do carro aplicativos como Google Maps, Play Music, Now e Spotify (veja a lista completa).
Também é possível fazer chamadas e mandar mensagens por Whatsapp e Skype, por exemplo.
O Waze ainda está sendo modificado e não tem data para aparecer no Android Auto no país.
Que carros têm
Honda, Chevrolet e Volkswagen já possuem alguns modelos com centrais multimídia com Android Auto.
Os carros são:
– Chevrolet Cobalt: Android Auto e Car Play fazem parte da segunda geração do sistema MyLink, que estreou no modelo e é de série a partir da versão 1.4 LTZ Manual.
– HondaAccord: central multimídia é de série; modelo é vendido em única versão.
– VolkswagenGol: o sistema App-Conect, que tem Android Auto e Car Play, faz parte da série especial Connect (R$ 45.190 com motor 1.0, R$ 49.990 para o 1.6 com câmbio manual e R$ 53.290 para o 1.6 automatizado) e da versão Highline (a partir de R$ 51.990). Ele é opcional nas demais versões (custa R$ 1.755).
– Volkswagen Voyage: as centrais com App-Connect, que têm Android Auto e Car Play, são opcionais nas configurações Comfortline (R$ 2.360) e Highline (R$ 1.815).
– Volkswagen Saveiro
– Volkswagen Fox: as centrais com sistema App-Conect, que têm Android Auto e Car Play, são oferecidas como opcionais para as versões Comfortline (R$ 2.287) e Highline (R$ 1.616).
– Volkswagen CrossFox: as centrais com App-Connect, que têm Android Auto e Car Play, são opcionais (a partir de R$ 1.616).
– Volkswagen SpaceFox: central com App-Connect faz parte de pacote opcional com teto solar na Comfortline (R$ 5.975) e na Highline (a partir de R$ 4.563)
– Volkswagen Space Cross: central com App-Connect faz parte de pacote opcional com teto solar (a partir de R$ 4.563)
– Volkswagen Golf: na versão Comfortline, central faz parte de pacote opcional que inclui piloto automático com limitador de velocidade, rodas de liga leve aro 17 e volante multifuncional (R$ 9.215); na Highline, faz parte de outro pacote mais enxuto (R$ 5.716)
– Volkswagen Jetta: central é de série a partir da Comfortline
– Volkswagen Passat
– Volkswagen Tiguan
– Volkswagen Fusca
Ford, Suzuki, Fiat, Hyundai e Mitsubishi prometem se adaptar neste ano ainda, de acordo com Flavio Ferreira, diretor de parcerias de Android e Chrome do Google para a América Latina.
Para quem quiser instalar por conta própria, a Pioneer vende um rádio com o sistema, o AVIC F70TV, que custa R$ 2.799.
As duas gigantes de tecnologia disputam agora a preferência dos motoristas, mas o Google saiu na frente com seus automóveis autônomos, que já rodam em testes nos Estados Unidos.
Como funciona
A grande diferença de usar o Android Auto em vez de o próprio smartphone ou um sistema de espelhamento, como o MirrorLink, é que todos os aplicativos são adaptados para o uso dentro do carro.
Isto quer dizer que a maioria dos comandos são feitos por voz e as interações com outros usuários são eliminadas, para evitar distrações. Por este motivo, o Facebook dificilmente será aprovado pelo Google. O Whatsapp, pelo menos, funciona bem. É possível ouvir e responder mensagens.
Outra vantagem é não ter que ficar segurando o celular enquanto dirige, o que, além de inseguro, é proibido e pode dar multa. Também não é preciso encaixar o aparelho em algum suporte no carro. Todos os aplicativos compatíveis aparecem direto na central multimídia do veículo.
Enquanto o aparelho está conectado, uma tela fixa bloqueia qualquer tipo de ação pelo telefone, ou seja, se você quiser usar um aplicativo que não está pronto para o Android Auto, será preciso desplugar o telefone.
Segurança
De acordo com Ferreira, o sistema garante mais segurança ao motorista e também contra hackers. Recentemente, o FBI alertou proprietários de veículos sobre o risco de invasão de hackers, que já chegaram a controlar um veículo.
Para o executivo, os usuários do Android Auto serão beneficiados pelo alto nível de preocupação do Google com a segurança. Em julho de 2015, a Fiat Chrysler fez recall de 1,4 milhão de veículos nos Estados Unidos para atualizar a central multimídia que foi alvo de hackers.
Fonte: G1