Cidades

Anatel libera e Cuiabá recebe sinal da internet 5G a partir da próxima segunda-feira (19)

Cuiabá é uma das 7 capitais do Brasil que pode ativar a frequência 5G – quinta geração de internet móvel – a partir da próxima segunda-feira (19), segundo informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quarta-feira (14).

Além de Cuiabá, receberão o sinal da nova frequência Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina(PI). Agora, são 22 capitais com a nova frequência ativada. 

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (14), pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaspi), que tem as funções de disciplinar e fiscalizar a aplicação dos recursos de ítens do edital do 5G.

De acordo com a Anatel, as operadoras Claro, Vivo e Tim têm até o dia 28 de novembro para instalar, no mínimo, 8 estações 5G em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.

Ainda conforme a Anatel, quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

Confiras as capitais que já tem o sinal 5G ativado

Brasília
Belo Horizonte
Curitiba
Fortaleza
Florianópolis
Goiânia
João Pessoa
Natal
Palmas
 Porto Alegre
Recife
Rio de Janeiro
Salvador
São Paulo
Vitória

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.