Cuiabá é uma das 7 capitais do Brasil que pode ativar a frequência 5G – quinta geração de internet móvel – a partir da próxima segunda-feira (19), segundo informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quarta-feira (14).
Além de Cuiabá, receberão o sinal da nova frequência Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina(PI). Agora, são 22 capitais com a nova frequência ativada.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira (14), pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaspi), que tem as funções de disciplinar e fiscalizar a aplicação dos recursos de ítens do edital do 5G.
De acordo com a Anatel, as operadoras Claro, Vivo e Tim têm até o dia 28 de novembro para instalar, no mínimo, 8 estações 5G em Aracaju, cinco em Boa Vista, 11 em Campo Grande, oito em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís e 11 em Teresina.
Ainda conforme a Anatel, quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.
Confiras as capitais que já tem o sinal 5G ativado
Brasília
Belo Horizonte
Curitiba
Fortaleza
Florianópolis
Goiânia
João Pessoa
Natal
Palmas
Porto Alegre
Recife
Rio de Janeiro
Salvador
São Paulo
Vitória