Cidades

AMM se mobiliza para garantir repasse da saúde aos municípios

Durante a reunião ficou definido que o assunto será debatido com os presidentes dos consórcios de saúde do estado, nesta quinta-feira (14), às 16 horas, na AMM. Durante o encontro o governo do estado vai apresentar uma proposta para solucionar a pendência, que está prejudicando o atendimento à população nos municípios.

Estarão em pauta os repasses para a saúde básica, de média complexidade, restos a pagar de 2012, a programação de pagamento para 2013 e a lei 9.870/2012, que dispõe sobre o percentual de repasse de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de saúde.

O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, disse que a instituição está se mobilizando para que os repasses sejam colocados em dia para que os municípios tenham condições de atender a demanda da população. “Nos últimos 10 dias estamos cobrando uma ação do governo, através de contato com os secretários, para que a dívida seja quitada”, assinalou.

O dirigente disse que o atraso no repasse da saúde está sendo uma das principais dificuldades dos prefeitos que assumiram a administração dos municípios em janeiro deste ano, principalmente os novos gestores. A AMM está fazendo um levantamento detalhado sobre os valores da dívida, para ter informações completas sobre os valores que cada município tem o direito de receber.

O secretário de estado de Saúde, Mauri Rodrigues, disse que durante a reunião com os presidentes de consórcio serão definidos os critérios para o repasse dos recursos. Rodrigues disse que inicialmente a reunião será com os presidentes de consórcio, mas o governo está receptivo para ampliar o debate a todos os prefeitos.

O secretário disse que é necessário um levantamento mais detalhado para divulgar os valores exatos da dívida do governo com os municípios. Segundo ele, há hospitais que já receberam os recursos, e outros que ainda aguardam a transferência.

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.