Para 18% dos profissionais, a amizade com colegas os torna mais competitivos na carreira.A pesquisa "Relationships @ Work" (relacionamento e trabalho) foi feita em abril deste ano com mais de 11.500 pessoas em todo o mundo.O estudo comparou os resultados para diferentes gerações de profissionais. Entre os da geração Y (pessoas entre 18 e 24 anos), 67% estão propensos a compartilhar detalhes pessoais, incluindo salário, relacionamentos e questões familiares com colegas de trabalho. Já na geração baby boomers (entre 55 e 65 anos) apenas um terço mantêm esse relacionamento.
Para a geração Y, a amizade no ambiente de trabalho traz felicidade (57%), motivação (50%) e produtividade (39%).Um em cada três (28%) profissionais da geração Y já mandou mensagem para seu gerente fora do horário de trabalho, em comparação com apenas 10% da geração baby boomers.
Veja dicas para melhorar o relacionamento dentro da empresa:
– Não limite as conversas a e-mails ou reuniões formais
Faça reuniões durante caminhadas, que ajudam a relaxar e ainda permitem discussões mais criativas e abertas. Além disso, não ter um telefone ou um computador interrompendo a reunião a todo mundo permite que os profissionais se mantenham focados e mais conectados.
– Tenha interesse no pessoal
Enquanto o gestor não tem quer dar conselhos sobre relacionamentos, ele pode ter interesse em seus companheiros de equipe como pessoas. Uma boa opção é dedicar alguns minutos das reuniões para se conectar em um nível pessoal. O trabalho é apenas uma parte de quem somos.
– Felicite, compartilhe e goste
A sensação de fazer um trabalho bem feito e de receber um e-mail do chefe felicitando pelos resultados é ótima. Os gestores também podem compartilhar esse reconhecimento nas redes sociais. É bom ser reconhecido pelo trabalho, e ter isso publicado ajuda na construção de uma marca pessoal.
G1