A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta segunda-feira (30) que o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) está atendendo além de sua capacidade e que a medida que as ambulâncias chegam com pacientes, eles são estabilizados, recebem atendimento humanizado e são encaminhados para o leito. Por isso, algumas ambulâncias acabam ficando no local por várias horas.
Nesta segunda-feira, a ocupação da urgência e emergência do HMC está em 170%.
Por meio de nota, a secretaria afirmou que o HMC recebe pacientes vindos de todas as cidades do estado e que nesta segunda, existe um número maior de pacientes do que o número de leitos existentes.
“Portanto, ao receber mais pacientes, é necessário fazer a retenção das macas na qual o paciente é levado para o hospital, até que os leitos sejam liberados e o paciente passe a ocupá-lo. A retenção de macas ocorre temporariamente e apenas quando há superlotação”, diz trecho da nota.
Além disso, segundo a secretaria, a liberação de um leito acontece quando o paciente tem alta hospitalar. “Vale ressaltar que esta ação não é imediata. Após a liberação do paciente, o leito passa por um rigoroso processo de desinfecção para que possa ser ocupado por outra pessoa”.
Por fim, a Secretaria de Saúde ressalta que todas ambulâncias que estavam aguardando liberação nesta já foram liberadas.