A Amazon anunciou que investirá até US$ 50 bilhões para expandir a infraestrutura de inteligência artificial (IA) e supercomputação para agências governamentais dos EUA da Amazon Web Services (AWS), em comunicado divulgado nesta segunda-feira, 24. A medida amplia o acesso à infraestrutura confiável da AWS e aos serviços abrangentes para ajudar as agências governamentais a avançar na liderança americana em IA.
Segundo o texto, o investimento adicionará quase 1,3 gigawatts de capacidade de IA e supercomputação nas regiões AWS Top Secret, AWS Secret e AWS GovCloud (EUA) em todos os níveis, por meio da construção de data centers com tecnologias avançadas de computação e rede, que devem ser iniciadas em 2026.
“Este investimento permitirá que as agências governamentais acelerem a descoberta e a tomada de decisões em todas as missões governamentais. Ao integrar dados de simulação e modelagem com IA, as agências podem realizar em horas o que antes levava semanas ou meses, por meio de direcionamento experimental autônomo e ciclos de feedback em tempo real”, explica.
De acordo com a gigante de tecnologia, o investimento também permitirá que as agências desenvolvam soluções de IA personalizadas, otimizem conjuntos de dados massivos e aprimorem a produtividade da força de trabalho. A nota da Amazon ainda destaca que o investimento da empresa ressalta a importância estratégica da IA e da supercomputação para manter a superioridade tecnológica, proteger a infraestrutura crítica e impulsionar a inovação industrial.



