Cidades DESTAQUE 4

Alunos de Mato Grosso representam o Brasil em competição de educação profissional em setembro na França

Lorena e João disputam o título de melhores profissionais do mundo nas categorias de Tecnologias de Veículos Pesados e Mecânica Industrial

A disputa será realizada entre os dias 10 e 15 de setembro e reúne os melhores alunos de educação profissional do mundo

Ao todo mais de 1.400 competidores de 72 países desembarcam na França para disputar medalhas em 62 modalidades profissionais

João Carvalho e Lorena Barcelos disputam entre os dias 10 e 15 de setembro, em Lyon na França, o título de melhores profissionais do mundo nas categorias de Manutenção de Máquinas Pesadas e Mecânica Industrial, respectivamente, na WorldSkills – competição mundial de educação profissional. A edição de 2024 terá 1.422 competidores, estudantes 16 a 25 anos que estão cursando ou acabaram de concluir cursos de diversas áreas da indústria e serviços, de 72 países disputando em 62 modalidades.

Na ocupação #01 – Mecânica Industrial, o representante de Mato Grosso do Senai Rondonópolis, João Carvalho de 22 anos, disputa a medalha de ouro após cinco anos de treinos. A ocupação de Mecânica Industrial envolve a montagem, manutenção e reparo de máquinas e equipamentos industriais. Os profissionais são desafiados a trabalharem com precisão para garantir o funcionamento eficiente e seguro das máquinas, utilizando diversas técnicas e ferramentas para identificar e solucionar problemas.

“Na WorldSkills Lyon, vou enfrentar vários desafios. A pressão e o estresse de competir em um evento de nível mundial serão intensos, e a expectativa de performar bem pode aumentar ainda mais essa pressão. As provas são complexas e exigem um alto nível de precisão e habilidade técnica, o que significa que terei que estar no meu melhor. Além disso, o tempo para completar essas tarefas desafiadoras será limitado, exigindo eficiência e rapidez”, afirma João.

A Lorena Barcelos, de 20 anos, representante de Mato Grosso do Senai Várzea Grande, compete na ocupação #49 Tecnologia de Veículos Pesados. A categoria envolve a reparação e manutenção de grandes máquinas estacionárias e móveis e equipamentos industriais em ambientes que incluem transporte, mineração, agricultura e silvicultura. Técnicos de manutenção de veículos pesados ​​devem ser capazes de trabalhar com motores de combustão interna e componentes.

“A minha modalidade consiste em localizar e resolver problemas em máquinas pesadas e para isso preciso localizar com muita rapidez a falha, fazer o diagnóstico e resolver o problema. As falhas são muitas, podem estar no motor, sistema hidráulico, elétrico, entre outros. Além da agilidade e o trabalho realizado com excelência, são observados padrões de segurança rigorosos. Me sinto confiante e ser que vou dar o meu melhor em busca da medalha. Mas quero mesmo representar todos que confiaram em mim”, diz Lorena.

Das 62 ocupações do mundial, o Brasil compete em 56, com 64 alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além de apenas uma competição, a WorldSkills é a possibilidade de muitos profissionais receberem reconhecimento profissional.

De acordo com o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, a WorldSkills destaca a participação dos talentos dos participantes e contribui diretamente para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades técnicas e tecnológicas destes futuros profissionais.

“Para nós do Senai MT ter esses alunos nos representando na WorldSkills é motivo de muito orgulho, além de representar uma oportunidade única na vida de cada um deles. São experiências que vão impactar a vida profissional desses jovens. Os nossos estudantes vão representar o estado e o país com a demonstração de suas habilidades, competências ao lado dos melhores do mundo. É sobre representar o ápice da demonstração da excelência nas áreas da indústria e serviços na maior competição de educação profissional do mundo”, reforça Braguini.

Outras participações

Essa é a quarta vez que Mato Grosso envia representantes para a competição mundial, a WorldSkills. A primeira participação foi em 2015, na edição do Brasil, e o estado garantiu uma medalha de bronze na ocupação de Formas para Concreto com os alunos Wenderson Campos de Oliveira e Vanessa Dilourdes da Silva, com os instrutores Fábio Roberto da Silva e José Aparecido Bolito, do Senai Distrito Industrial, em Cuiabá.

Dois anos depois, em 2017, a medalha de ouro veio em Abu Dhabi na ocupação de Manufatura Integrada com os alunos Willon da Silva Santos, Thiago Souza de Lima e Mateus Henrique de Souza Gomes, e o instrutor, Diego Henrique de Andrade Santos, do Senai de Rondonópolis.

Em 2019, os alunos Brumell dos Anjos e Lucas Vigiano, do Senai de Distrito Industrial de Cuiabá, ocuparam a sexta posição mundial com as instruções da treinadora Vanessa Dilourdes da Silva.

Fotos: Divulgação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.