Um grupo de calouros do curso de Engenharia Agronômica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no campus de Cáceres (222 km de Cuiabá-MT), se apresentou à uma unidade da Polícia Judiciária Civil da cidade. Eles foram denunciados após publicação no Facebook onde postaram fotos com placas de trânsito furtadas e garrafas de cerveja.
Os estudantes foram ouvidos e liberados.
Os alunos, que ainda estão no primeiro semestre, saíram de uma festa no Residencial Dom Máximo e utilizaram chaves de fenda para furtar cinco placas indicativas de “Pare”, uma “Preferencial” e outra indicando velocidade máxima de 30 km/h.
Após a “brincadeira”, os estudantes postaram as fotos no Facebook, causando repercussão negativa nas redes sociais. A prefeitura de Cáceres afirmou que chegou a procurar a delegacia para fazer um boletim de ocorrência, porém, por falhas no sistema, não conseguiu registrar o ato de vandalismo. Ela disse, no entanto, que vai apurar se os objetos foram devolvidos e se houve dano ao patrimônio público.
Caso uma denúncia seja oferecida à Justiça, os alunos podem responder pelo crime de vandalismo, que prevê pena de 6 meses a 3 anos de detenção, além do pagamento de multa, se forem condenados.