O time brasileiro é formado pelos estudantes: Rodrigo Sanches Ângelo, 18 anos; Murilo Corato Zanarella, 16 anos e Alexandre Perozim de Faveri, 17 anos, de São Paulo; Alessandro de Oliveira Pacanowski, 18 anos, do Rio de Janeiro; Victor Oliveira Reis, 17 anos, de Pernambuco; e Daniel Lima Braga, 16 anos, do Ceará. Os estudantes são liderados pelos professores Onofre Campos da Silva Farias e Samuel Barbosa Feitosa, membros da Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática.
As provas ocorrem nos dias 8 e 9 de julho. Nessas datas, os estudantes terão 4h30, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, com valor de sete pontos cada, que abrangem as disciplinas de álgebra, teoria dos números, combinatória e geometria. As soluções dos estudantes serão por um júri internacional. Os resultados da competição serão divulgados durante a cerimônia de encerramento, que ocorre no próximo sábado (12).
A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a mais importante e tradicional olimpíada científica do mundo. Realizada desde 1959 durante o mês de julho, cada ano em um país, a competição envolve a participação de jovens estudantes com até 19 anos. Este ano o evento, que será disputado pela primeira vez no continente africano, registrou um recorde de participantes com 109 países inscritos, incluindo três países observadores. Ao todo, serão 582 estudantes, 205 líderes e vice-líderes de delegação e 132 observadores.
G1