Mix diário

Aluguel residencial cai 0,31% em março, após alta de 1,81% em fevereiro, afirma FGV

Os aluguéis residenciais recuaram 0,31% em março, após terem aumentado 1,81% em fevereiro. Os dados são do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) nesta sexta-feira, 4.

O índice acumulou uma alta de 6,55% nos 12 meses encerrados em março, ante um avanço de 8,01% nos 12 meses terminados em fevereiro.

“Desacelerações mais fortes em São Paulo e Porto Alegre influenciaram em grande proporção o IVAR em 12 meses em março. Apesar dos fatores macroeconômicos como taxas de juros elevadas e inflação em aceleração, que poderiam impactar os preços dos contratos novos e antigos, a dinâmica mais recente nessas cidades indica um movimento de reequilíbrio entre oferta e demanda”, avaliou o economista Matheus Dias, do Ibre/FGV, em nota oficial.

O IVAR foi criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil, com informações obtidas diretamente de contratos assinados entre locadores e locatários sob intermediação de empresas administradoras de imóveis. Até então, a FGV coletava informações de anúncios de imóveis residenciais para locação, e não os valores efetivamente negociados.

Quanto aos resultados das quatro capitais que integram o índice da FGV, o aluguel residencial em São Paulo passou de um aumento de 2,83% em fevereiro para queda de 0,29% em março. No Rio de Janeiro, o índice saiu de alta de 2,61% para elevação de 5,18% no período; em Belo Horizonte, de alta de 5,23% para aumento de 2,69% em março; e em Porto Alegre, de recuo de 2,35% para queda de 5,30%.

No acumulado em 12 meses, os aluguéis avançaram 5,05% em São Paulo; 7,72% em Belo Horizonte; 6,57% no Rio de Janeiro; e 6,77% em Porto Alegre.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve