Nove candidatos a deputado estadual do grupo de aliança de Mauro Mendes (DEM) foram eleitos neste domingo (7), resultado que, em tese, significa que o governador eleito terá menos da metade do próximo parlamento ao seu lado. Mendes tem no arco de apoio DEM, PSD, PDT, PSC, MDB, PMB, PHS e PTC.
O MDB foi partido é o partido maior número de eleitos, são três novos deputados puxados por Janaína Riva, campeã em votos, com mais de 51 mil. Do mesmo partido foram eleitos Dr. João e Thiago Silva, ambos novatos no mandato, mas apadrinhados por Carlos Bezerra, presidente do diretório estadual do MDB. Vale lembrar que Janaína Riva fez campanha para Wellington Fagundes (PR), candidato ao governo, mas já declarou que está aberta a conversa com o próximo governo.
Três partidos conseguiram eleger dois candidatos cada um. O Democrata, legenda de Mauro Mendes, conseguiu a reeleição de Eduardo Botelho, atual presidente da Assembleia Legislativa, e Dilmar Dal Bosco, ambos fizeram parte da base de apoio a Taques.
O PSD assegurou a reeleição de Ondanir Bortolini “Nininho”. Também foi reeleito pela sigla Gilmar Fabris. O parlamentar concorre sub judice por decisão do TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso) que cassou seus direitos políticos. A defesa recorre no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra decisão. O nanico PSC reelegeu Sebastião Rezende e emplacou o novato Xuxu Dal Molin, ambos dentre os dez mais votados. O PDT reelegeu Allan Kardec por participação em votos de legenda.
Outras alianças
Partidos do arco de Wellington Fagundes (PR) teve resultado semelhante ao desempenho do de Mauro Mendes. O grupo que teve dez siglas – PMN, PROS, PR, PCdoB, Podemos, PP, PT, PV, PTB e PRB – assegurou mandato a sete candidatos.
O PT reelegeu Valdir Barranco e colocou Lúdio Cabral em primeiro mandato na Assembleia Legislativa. O PV também elegeu dois candidatos – o vereador Faissal e Dr. Gimenez. PP, PRB e PROS elegeram um candidatado cada; Paulo Araújo, Valmir Moretto, e João Batista do Sindspen, respectivamente.
A aliança de Pedro Taques elegeu oito candidatos. Pelo PSDB, Wilson Santos e Guilherme Maluf, ambos na lista dos reeleitos; Max Russi (reeleito) e Dr. Eugênio. O delegado Claudinei e Silvio Favero vão exercer mandato pelo PSL; e o nanico DC elegeu o vereador por Cuiabá, Elizeu Nascimento, e Ulysses Moraes.
Texto atualizado às 16h30 com correção de informação