Opinião

ALGUMAS ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS

Como podem ler, continuo falando e falando e falando da construção de novos hábitos alimentares, pois vivemos estressados, correndo de um lado para outro, nos alimentando mal, dormindo pouco, indo poucas vezes ao banheiro, tendo queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, pele ressecada e muito mais, nos levando a um estado de não saúde, e o que desejo é que todos tenham muita saúde, e para isso:

Indico o uso dos chás digestivos: uso de 180 ml de chás após as refeições para melhorar a digestão que podem ser de alecrim, sálvia, erva-cidreira, canela, erva-doce e hortelã.

O uso de uma alimentação não irritativa da mucosa intestinal: sem frituras, café, refrigerantes, bebida alcoólica e alimentos industrializados.

Mastigue bem os alimentos – de 20 a 30 vezes cada garfada, é fundamental para uma boa nutrição e digestão. Os alimentos bem fragmentados facilitam a ação das enzimas digestivas. Outro fator importante é que na saliva existe um fator de crescimento da epiderme (FCE) que facilita a recuperação da mucosa de todo o trato gastrointestinal.

Evite o consumo exagerado de carne – a carne mal digerida é susceptível a putrefação e produção de gases com odor mais intenso. As macromoléculas mal digeridas aumentam as chances de sensibilização alérgica na presença da hiperpermeabilidade da mucosa.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas – o álcool leva a inflamação da mucosa e aumento na permeabilidade, consome os estoques orgânicos de nossos antioxidantes.

Inclua na alimentação: semente de abóbora e alho por serem antifúngicos.

Maximize a frequência evacuatória para diminuição das toxinas produzidas pelas más bactérias, ingerindo 2 litros de água ao dia, e fazer:

1 c. sopa de semente de linhaça triturada
 ½ copo de água
Colocar a linhaça de molho na água de um dia para o outro, tampado na geladeira; no café da manhã batê-la com suco.

 Comer de sobremesa, após o almoço e jantar, duas fatias de mamão papaia ou duas fatias de abacaxi com o miolinho do centro – o abacaxi é rico em bromelina e o mamão em papaína, que possuem função digestiva sobre as proteínas.

Evite a ingestão de líquidos durante as grandes refeições. Os líquidos em demasia diluem o suco gástrico prejudicando a digestão. Além disso, aumentam o pH intestinal ao diluir e neutralizar o ácido clorídrico do estômago (HCL), propiciando o crescimento de bactérias nocivas ao organismo. O ideal é ingerir 15 minutos antes ou apenas uma hora depois. Dentro deste período restrinja o líquido a apenas 200 ml.

Fracione a sua alimentação em cinco a seis refeições ao dia: evite pular refeições e/ou consumir grandes volumes de alimentos em uma única refeição. Estudos mostram que várias refeições em pequenas porções alimentam nossas células e ajudam em seu rejuvenescimento.

Wania Monteiro de Arruda

About Author

Wania Monteiro de Arruda é nutricionista funcional, aficcionada em receitas saudáveis e saborosas, que divulga em seu site e no Insta

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do