Internacional

Alemanha e EUA se encontram hoje para discutir denúncias de espionagem

 
"Não são realizadas operações de vigilância das telecomunicações a partir da embaixada alemã em Washington", afirmou o diretor do BND na edição on-line do Die Zeit.
 
Nessa quarta-feira (30), uma delegação da chancelaria e dos serviços secretos alemães se reunirá em Washington, EUA, com representantes do governo sobre as revelações de espionagem das comunicações telefônicas da chanceler Angela Merkel, segundo a imprensa alemã. O governo de Berlim espera concluir no médio prazo um acordo com os Estados Unidos, através do qual os americanos se comprometam a não espionar o governo ou representações diplomáticas alemãs, segundo a mesma fonte.
 
Os Estados Unidos negaram categoricamente na terça-feira as revelações do jornal francês Le Monde, do jornal El Mundo e do italiano L'Espresso sobre a interceptação das comunicações dos cidadãos europeus pela NSA. As publicações informaram nos últimos dias, com base em documentos fornecidos pelo ex-consultor da NSA, Edward Snowden, que a agência americana havia espionado mais de 70 milhões de chamadas telefônicas na França e 60 milhões na Espanha no período de um mês.
 
O diretor da NSA também confirmou as revelações do jornal The Wall Street Journal segundo as quais as interceptações telefônicas praticadas nestes países e atribuídas ao organismo que dirige foram realizadas pelos serviços secretos europeus e depois fornecidas à agência americana.
 
Snowden, já havia afirmado em uma entrevista publicada em julho pelo Der Spiegel que os agentes da NSA trabalhavam lado a lado com os alemães e com a maioria dos Estados ocidentais.
 
Folha de S. Paulo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que