Mix diário

Alckmin, sobre impacto de gripe aviária no preço de alimentos: Tem vírus no mundo todo

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), disse não acreditar que a gripe aviária possa impactar o preço dos alimentos – assunto sensível relacionado à aprovação do governo federal – na manhã desta quinta-feira, 22, em São Paulo. “Vírus você tem no mundo todo. Não é só no Brasil. Em vários países há o problema da gripe aviária”, disse.

Alckmin destacou que todo o protocolo sanitário foi adotado e o momento atual é de “acompanhar com rigor”.

“Nosso caso está muito localizado, especificamente no Rio Grande do Sul, confirmado em Montenegro. Foi o primeiro caso”, continuou o vice-presidente. “Sendo só lá, deve ser superado rapidamente, porque vírus tem tempo limitado. Vamos aguardar.”

Até o momento, há um caso confirmado de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, H5N1) na granja comercial de Montenegro, em um matrizeiro de aves na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No total, o País já registrou 164 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 160 em aves silvestres e 4 em leões-marinhos), 3 focos em produção de subsistência, de criação doméstica, e 1 em produção comercial, somando 168 ao todo no Brasil.

Guerra tarifária

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços afirmou que as imposições tarifárias do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda “não são boas” para o comércio exterior brasileiro e salientou a defesa do multilateralismo por parte do governo federal. “O Brasil não é problema para os EUA – eles têm déficit comercial com o mundo inteiro, mas com o Brasil, têm superávit em serviços e bens”, disse.

Mesmo assim, Alckmin ressaltou que o governo brasileiro segue buscando diálogo com o presidente americano e que o “canal segue aberto”.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve