Política

Alckmin confirma nomeação de mais votado como novo reitor da USP

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou a nomeação do professor Vahan Agopyan como novo reitor da USP (Universidade de São Paulo). Agopyan é atual vice-reitor e foi o primeiro colocado na eleição realizada na instituição.

O anúncio foi feito por Alckmin em vídeo publicado na noite desta segunda-feira (13) em uma rede social. "O professor [Marco Antonio Zago, atual reitor] trouxe a lista tríplice e nós nomeamos o mais votado para reitor e vice-reitor", disse o governador no vídeo, que desejou aos dois um "ótimo trabalho" à frente da universidade.

A chapa de Vahan Agopyan e de seu vice, Antonio Carlos Hernandes, foi a mais votada, com 1.092 votos, em eleição realizada no dia 30 de outubro. Os nomes deles encabeçavam a lista tríplice encaminhada ao governador, a quem cabe a escolha de qualquer uma das três opções.

A agenda de Agopyan é tida como continuidade da gestão do atual reitor. Em 2013, ele e Zago venceram juntos a disputa pela reitoria.

O mandato se inicia em 2018 e tem quatro anos de duração. A questão orçamentária, que atinge a universidade desde 2014, continuará a ser um dos desafios do novo reitor. "Nós superamos o risco [de a USP não pagar seus compromissos], mas a questão financeira continua sendo bastante séria para as próximas gestões", disse Vahan após o resultado da eleição interna.

O novo reitor ainda apoia a desvinculação do HU (Hospital Universitário) da USP, repassado-o ao governo do Estado. Na atual gestão, a unidade sofreu com falta de investimento e de reposição de funcionários, tendo diminuído o atendimento. Alunos de medicina, que realizam atividades práticas no HU, anunciaram greve na semana passada contra o "desmonte" do hospital.

Agopyan é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP, mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela mesma instituição e PhD pela Universidade de Londres King's College. Professor da universidade desde 1975, foi vice-diretor e diretor da Poli e diretor-presidente do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Além de vice-reitor, foi ainda pró-reitor de Pós-Graduação da USP entre 2010 a 2014. Hernandes é atual pró-reitor de Graduação e professor titular do Instituto de Física da USP de São Carlos, do interior do Estado.

Esta eleição para a reitoria foi a primeira a ser realizada de forma online. Dos 2.097 eleitores habilitados, por fazerem parte de órgãos centrais de unidades e da universidade, participaram da votação 1.949. A grande maioria da assembleia eleitoral (85%) é formada por professores.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões