Política

AL suspende tramitação que anulava criação de unidade de conservação

Após o Governo do Estado assinar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE), a Assembleia Legislativa suspendeu a tramitação do Projeto de Decreto Legislativa que anulava a criação do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km de Cuiabá-MT).

A iniciativa foi do deputado Adriano Silva (PSD), autor do projeto que causou política na última semana.

A unidade de conservação de 158 mil hectares foi criada em 1997, mas até então não foi efetivada. A demora de 20 anos para a implantação do Parque gerou uma guerra jurídica envolvendo MPE, Governo do Estado, Assembleia Legislativa e produtores que possuem propriedades na área de reserva – entre eles o ministro da Casa Civil, Elizeu Padilha.

“Esse decreto tem 20 anos e não condiz com a realidade dos moradores daquele local. Quando foi criado o Parque, não houve a adequação necessária e legal para desapropriar as pessoas que já estavam lá. Uma falha da Justiça e do Estado de Mato Grosso. O Estado foi omisso nesse processo e nada mais justo que se faça agora um estudo, respeitando a realidade dos que lá vivem”, disse Adriano.

Comissão

Conforme explicou o deputado estadual, já foi criada uma Comissão Especial na Assembleia Legislativa para estudar a situação do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco. A Comissão é composta por cinco deputados titulares, entre eles, o deputado Adriano, e cinco suplentes. O deputado Wancley Carvalho (PV) preside os trabalhos.

“Sou membro dessa comissão e vamos pedir celeridade nesse estudo que será feito pelo Governo do Estado. Nós, enquanto deputados estaduais, queremos ajudar a construir a solução para este imbróglio. E, por este motivo, solicito ao Executivo e ao MPE que delimite uma data para início e finalização deste estudo. Não é viável postergar”, cobrou o parlamentar.

Adriano defende que, logo após o estudo, o Governo do Estado deverá enviar à Assembleia Legislativa uma Mensagem do Governo. “O ideal é de que a criação do Parque seja uma lei e não um decreto, para que não fique sujeito à alterações, como aconteceu agora”.

Leia mais:

Governo firma TAC para implantação de Parque da Serra de Ricardo Franco

Deputados aprovam decreto que invalida criação de parque ambiental

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões