Política

AL realiza audiência para discutir reestruturação da Polícia Federal

 
A audiência foi convocada pelo presidente da Casa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB) e segundo ele, atende a uma reivindicação do Sindicato da categoria, o Sinpef. 
 
O peemedebista salientou que por se tratar de um estado que faz fronteira com outro país e estar mais suscetível ao tráfico de armas, drogas e veículos roubados, é importante que a PF em Mato Grosso tenha uma estrutura adequada para desempenhar suas funções. 
 
Esta estruturação adequada, no entanto, está bem distante da realidade da Polícia Federal no Estado. Ao menos é o que afirma o presidente do Sindicato, Erlon José de Souza.  Prova disto, é que somente neste mês, a categoria já realizou três dias de paralisação, com intuito de chamar atenção para o que eles classificam como ‘sucateamento’ da corporação. 
 
Foto: Mary Juruna“Nossa reivindicação tem sido a mesma de 3, 4, 5 anos atrás. Pedimos a reestruturação da carreira, mas o Governo não dá a mínima. Pior, é que o Governo está fazendo um boicote a PF por conta das operações anticorrupção desencadeadas nos últimos anos”, alega Erlon Souza. 
 
O sindicalista assegura que o efetivo de profissionais da PF em Mato Grosso está bem aquém do ideal. Segundo ele, existem em todo o Estado cerca de 300 profissionais, quando o ideal seria 750. 
 
Souza observa ainda, que somente em Cáceres o mínimo aceitável de profissionais deveria chegar a 250, mas hoje o município conta com apenas 45 agentes federais. “O município é a principal porta de entrada do contrabando de armas, veículos do narcotráfico e, em contrapartida conta com um efetivo quase que irrisório”, destaca. 
 
Audiência 
 
Segundo o deputado Romoaldo Junior devem participar da audiência na Assembleia Legislativa, secretários de Estado, governador, deputados federais, senadores, superintendente da Polícia Federal, policiais civil e militar e representantes das delegacias regionais da Polícia Federal em Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Sinop. 
 
Antes da audiência marcada para o dia 20 de março, a categoria ainda realiza três dias de paralisação (11, 12 e 13), seguindo calendário nacional de reivindicação. 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões