Mundo Tecnológico

Ainda vale a pena comprar um iPhone 5C, o smart colorido da Apple

O iPhone 5C ficou para trás com o lançamento do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus, que devem em breve chegar às lojas brasileiras. O smartphone já sofreu uma queda de preço, sendo vendido pela loja oficial da Apple por R$ 1.499. Entretanto, valerá a pena comprar um iPhone 5C? 

Design – Diferentemente do habitual, a Apple não lançou um sucessor específico para o iPhone 5C este ano. No que diz respeito ao design, isso pode ser encarado de duas formas: positiva, já que o usuário terá o último celular lançado com a aquele estilo, aumentando a sensação de “exclusividade”; e negativa, pois empresas podem lançar menos acessórios para o aparelho, baseadas na incompatibilidade visual com o restante da linha ou queda nas vendas.

O iPhone 5C traz ainda um peso de 132 g, pouco mais do que o iPhone 6 (129 g) e razoavelmente superior ao iPhone 5S (112 g). Além disso, o telefone tem uma espessura bem avantajada na comparação com os seus sucessores: 9 mm contra 7,6 mm do 5S e 6,9 mm do iPhone 6.
Outro ponto que deve ser destacado diz respeito ainda ao estilo do telefone. Se você gosta de telefones mais coloridos e com um acabamento mais simples, robusto e de plástico, o iPhone 5C continuará sendo ainda uma boa opção. Já quem prefere um smartphone com um design mais refinado e corpo metálico, talvez deva considerar o 5S ou iPhone 6.

Tela – O iPhone 5C deve continuar uma ótima opção para quem não gostou da tela maior dos novos modelos e não quer pagar o mesmo preço do 5S. O modelo colorido da Apple traz um bom display Retina idêntico ao top de linha do ano passado, com 4 polegadas e resolução de 1136 x 640 pixels, resultando em uma densidade de 326 ppi. Ou seja, o usuário conseguirá visualizar seu conteúdo facilmente, desde que o tamanho não seja um problema.

Desempenho – Este deve ser o calcanhar de Aquiles do iPhone 5C, já que a Apple optou por incluir o mesmo hardware do iPhone 5, lançado em 2012, no aparelho: um processador A6 de 32 bits e 1 GB de RAM. Ou seja, ainda que o modelo receba todas as atualizações que o iPhone 5S, seu desempenho deve ser consideravelmente menor, especialmente por conta do chip inferior.

Há outro ponto que o usuário deve ficar atento é o armazenamento. O iPhone 5C ganhou uma versão de 8 GB que pode ser bastante atrativa para quem deseja economizar, mas que tende a se tornar insuficiente. Se você gosta de armazenar muitas fotos, músicas, aplicativos e vídeos, é melhor passar longe do modelo básico do aparelho da Apple.

No que diz respeito à bateria, o usuário não deve sentir muito a diferença entre o iPhone 5C e os modelos mais novos, já que a própria Apple não fez grandes promessas a respeito disso. Entretanto, com a chegada de novas atualizações, o smartphone tende a perder parte de sua vida útil.

Câmera – Se você está em busca de um aparelho que faça ótimas fotos, é melhor pensar um pouco mais antes de comprar o iPhone 5C. O aparelho tem uma câmera boa, mas bastante defasada em comparação ao 5S e o iPhone 6.

Para ter uma ideia, o aparelho colorido da Apple não possui as melhorias mais recentes no sensor, o flash LED duplo, estabilização óptica de imagem (OIS) e nem a gravação de vídeos em câmera lenta. Em outras palavras, o iPhone 5C deve apresentar apenas um desempenho regular diante dos modelos mais avançados.

Atualizações: até quando?

De forma geral, a Apple costuma oferecer um excelente suporte ao consumidor, com atualizações garantidas por três anos seguidos. Ou seja, é bastante provável que o iPhone 5C chegue até o iOS 10, que só deve ser lançado em 2016. Um bom tempo, especialmente na comparação com os telefones Android.

O único impasse que pode ocorrer na atualização do iPhone 5C diz respeito ao uso do mesmo hardware do iPhone 5, que deve parar no iOS 9. Em outras palavras, é possível que a última versão do sistema chegue bastante limitada ao telefone ou com o desempenho mediano.

Tec Tudo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados