Mix diário

‘Ainda Estou Aqui’ contorna polarização com vitória no Oscar

A repercussão da vitória de Ainda Estou Aqui como Melhor Filme Internacional no Oscar conseguiu contornar a polarização do acirrado debate político nas redes sociais, aponta um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Predominaram publicações que exaltam o orgulho pela cultura nacional e representam o Brasil de forma positiva, escanteando conflitos entre direita e esquerda.

O levantamento identificou baixo engajamento de perfis alinhados à direita, com poucas contas parabenizando os responsáveis pelo filme ou comentando a premiação. À esquerda o movimento foi aproveitado: publicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) estão entre as com mais interações.

“Foi interessante o silêncio da direita. Não conseguiram construir nenhum argumento crítico contrário. Soaria impatriótico, desumano e não engajaria”, disse Marco Aurélio Ruediger, diretor da Escola de Comunicação da FGV e um dos responsáveis pelo estudo.

Para o sociólogo, o filme consegue ser patriótico sem ser chauvinista ou reacionário: “Isso dá pista de haver uma fresta para o Brasil se unir e se reinventar quebrando a polarização com base em valores universais e um repertório cultural mais amplo”.

A vitória de Ainda Estou Aqui ultrapassou 75 milhões de engajamento geral no Facebook, X e Instagram. As publicações sobre a obra na conta oficial da Academia no Instagram (@theacademy) foram responsáveis por 30% de todas as interações do perfil em 2025. Foram 3,8 milhões de interações e 24 milhões de visualizações. Brasileiros promoveram uma enxurrada de críticas no perfil pelo fato de Fernanda Torres não ter levado como Melhor Atriz.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve