A funcionária pública e moradora a 19 anos do Despraiado, Rosina Arruda Miranda, conta que o desperdício é antigo. Ela diz que depois de reclamar na Sanecap, as equipes consertam o vazamento, mas passados alguns meses, o problema volta a se repetir.
Rosina diz quando o líquido surge nas torneiras, a quantidade é tão pouca, que não consegue subir até a caixa. Para lavar a louça e limpar a casa, a solução encontrada pela moradora está sendo armazenar a água das chuvas. Já para beber e fazer comida tem recorrido a água mineral.
“Faz tempo que não sabemos o que é um banho de chuveiro. Mesmo sem água na torneira, a conta vem todo mês na minha porta", disse a funcionária pública.
Na residência de Dalva Mendes, a situação não é muito diferente da já relatada. Moradora do Residencial Despraiado e residente na Rua K disse que devido a falta de água comprou e instalou uma caixa no chão.
" A situação, é tão crítica que nem nesse reservatório a água consegue chegar. Pagamos cerca de R$ 70 mensalmente e estamos nessa situação. O banho aqui, só de balde; fazer comida e limpar a casa está cada dia mais complicado. Tem sempre que ficar alguém de plantão para poder aparar a água, que vem pouco", revelou a moradora.
Questionada sobre o desperdício de água na rua principal da linha do ônibus, lamenta que enquanto a deficiência não é consertada, centenas de famílias sofrem sem água.
No bairro Ribeirão do Lipa, Colorado, Vila Real também enfrentam a falta de abastecimento.
O servente de pedreiro, Miguel Peña e morador do Ribeirão do Lipa, revela que há 15 dias está sem uma gota de água em sua residência. “ Acordo de madrugada para ver se a água está chegando as torneiras. É nesse período que ela vem mais forte e mesmo assim faço uso da bomba para ajudar a subir com mais força na caixa”.
Ele garante que ligou várias vezes para reclamar do problema na Sanecap, mas em muitas ocasiões, ninguém atendeu ao telefone. Segundo ele quando atendem, funcionários garantem que o fornecimento será estabelecido nas próximas horas.
Outro lado
A equipe de reportagem tentou falar com a assessoria da Sanecap, mas, até a edição da matéria, não obteve resposta.
Regina Botelho- Da Redação
Fotos: Mary Juruna