Foto Reprodução
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, afirmou que não considera a agricultura e pecuária as grandes vilãs do uso da água potável no mundo. A afirmação foi feita pelo ministro neste domingo (22). “Não concordo com a afirmação de que a agricultura e pecuária são responsáveis por 70% do consumo mundial da água”.
O ministro, que está em Berlim, na Alemanha, conta que deve se encontrar com 80 ministros da Agricultura dos países que fazem parte do G20, da 9ª Conferência de ministros do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA). Para o ministro, a agricultura e a pecuária fazem apenas um “empréstimo” da água.
“A Agricultura e Pecuária só tomam emprestado a água da natureza para seu crescimento e a devolvem na sequência de volta à natureza, no ciclo hidrológico”, finaliza a postagem.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 70% de toda a água potável disponível no mundo é utilizada para irrigação, enquanto as atividades industriais consumem 20% e o uso doméstico 10%. A estimativa da organização é de que em 2025 o gasto seja elevado em até 50% nos países em desenvolvimento e em 18% nos países desenvolvidos.
A conferência que o ministro Maggi participa é realizada todos os anos, no mês de janeiro, durante a Semana Verde Internacional. Ela antecede o encontro de presidentes que deve acontecer também na Alemanha em 2017.