Cidades DESTAQUE 3

Agricultora de Mato Grosso é finalista em premiação nacional de produção sustentável

A produtora rural Elizane da Silva é uma das 25 finalistas da etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. Ela irá representar Mato Grosso e a região Centro-Oeste na premiação que será realizada no dia 21 de novembro, durante o evento Delas Summit, em Florianópolis, em Santa Catarina. Proprietária da Chácara Raio de Sol, localizada em Sorriso, na região médio-norte de Mato Grosso, Elizane transformou a chácara de lazer em uma área produtiva e produz toneladas de alimentos todos os anos.

No dia 16 de outubro, Elizane venceu a etapa estadual e recebeu o troféu de 1º lugar na categoria Produtora Rural, durante cerimônia realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). Na noite da última quinta-feira (31), foi divulgada a lista das finalistas para a etapa nacional e a produtora recebeu a notícia de que foi a escolhida para representar a região Centro-Oeste na premiação.

“Aquele momento em que você recebe uma mensagem e uma ligação falando que você é campeã em mais uma etapa, numa premiação tão rica como essa, simplesmente você para e pensa: ‘Deus, tudo o que fiz e faço valeu a pena’. Cada batalha, cada noite de preocupação se transformou em uma história sendo reconhecida a nível nacional, sendo motivação para outras grandes mulheres”, disse a produtora rural.

Elizane produz alimentos de forma sustentável em uma propriedade de 6 hectares. Com a ajuda do Clube Amigos da Terra (CAT) de Sorriso, a propriedade possui um selo de origem e segue o padrão de produção sustentável para garantir o selo.

“É um trabalho que faço com muito orgulho, determinação, resiliência e foco, porque produzimos alimentos com muita sustentabilidade. Os pimentões verdes em cultivo protegido e os melões amarelos me trouxeram essa premiação, pois os mesmos são produzidos e comercializados de uma forma totalmente consciente agronomicamente, levando à mesa de cada consumidor um produto de muita qualidade”, explica a finalista.

A produtora rural descreve que o suporte oferecido pelo Sebrae Mato Grosso foi fundamental para que o seu negócio saísse do papel.

“O Sebrae sempre fez parte deste projeto, porque foi o primeiro a viabilizar o negócio por meio da Missão Técnica Hortitec, onde tudo começou a se desenhar para os investimentos na propriedade. São graças a entidades assim que conseguimos ter acesso a informações mais precisas que nos levam a ser mais assertivos, chegando ao propósito principal que é ser economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo”, disse Elizane da Silva.

A gestora estadual de Empreendedorismo Feminino do Sebrae/MT, Danielle de Jesus, ressalta que a conquista da produtora rural Elizane da Silva reforça que um dos propósitos da instituição é apoiar e incentivar o empreendedorismo feminino e ele está sendo cumprido.

“Nós estamos muito felizes porque isso significa que o Sebrae Mato Grosso tem atendido o objetivo do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que é reconhecer e promover as mulheres que estão à frente de negócios. É muito gratificante saber que o propósito de incentivar os pequenos negócios está sendo atendido, principalmente no que diz respeito ao empreendedorismo feminino”, disse a gestora.

Danielle de Jesus descreve que, além do reconhecimento das vencedoras, o prêmio gera inspiração para outras mulheres.

“Produtora rural é uma categoria destaque do prêmio aqui em Mato Grosso, principalmente pela relevância do agronegócio no estado. Essa conquista da Elizane faz com que outras mulheres possam se inspirar na sua história e tenham a iniciativa de mudar de vida por meio do empreendedorismo. E que essas mulheres saibam também que o Sebrae Mato Grosso existe para ajudá-las nessa missão. Durante todo o ano, desenvolvemos inúmeras ações para apoiar essas mulheres. Cada mulher que deseja realizar os seus sonhos por meio do empreendedorismo pode contar com o Sebrae”, afirma.

Para mais informações sobre as iniciativas do Sebrae Mato Grosso, os interessados podem entrar em contato pela Central de Relacionamento, no 0800 570 0800, ou procurar alguma das unidades espalhadas pelo estado.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.