Mais de 120 servidores da rede pública da Prefeitura Municipal de Várzea Grande estão sendo qualificados entre os dias 26, 27 e 28 de fevereiro. O curso de capacitação é voltado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que tiveram treinamento intensificado sobre a saúde bucal no ciclo de vida das pessoas, desde a infância até a terceira idade. No dia 5 de março, os 129 profissionais voltam a se reunir, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, na Avenida Castelo Branco, em frente à Câmara Municipal, das 8h às 12h.
De forma didática os agentes serão divididos em quatro grupos e cada grupo receberá conteúdo alusivo à saúde bucal dentro do aspecto: a gestante, o bebê e a criança, em seguida sobre o adolescente, o adulto e o idoso.
A coordenadora da capacitação, Ely Graci Nazário responsável pelo projeto, a capacitação aborda a saúde de modo geral, com foco na saúde bucal de acordo com o ciclo de vida das pessoas. “Nosso principal objetivo é agregar conhecimentos a partir do que os profissionais já possuem. Aproveitando o que esses servidores já sabem e os capacitando para ouras áreas, por isso vamos promover o desenvolvimento de práticas educativas e de promoção à saúde bucal”.
A partir da capacitação, como explica o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, o Agente estará mais bem instruído para atuação junto às famílias e dar início ao trabalho educativo, na promoção em saúde. “Esses agentes terão mais condições de promover a saúde bucal incentivando o autocuidado por meio de hábitos corretos de higienização, alimentação saudável e despertar à atenção para as principais doenças bucais. Há uma grande necessidade de se conscientizar as pessoas para o fato de que o cuidado com a saúde bucal vai além dos aspectos estéticos e o Agente Comunitário de Saúde é o mediador, o elo entre o poder público e a comunidade”.
Ainda como destaca o secretário, a saúde bucal tem como porta de entrada as unidades básicas de saúde. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que está para ser inaugurado pela prefeitura, será uma unidade de referência, recepcionando pacientes encaminhados pelas unidades. “Além do trabalho educacional, os agentes estarão aptos a esclarecer sobre o funcionamento do atendimento odontológico no Município, como fazer agendamento, onde há atendimento e o tipo de serviço prestado”.