A agência DeepContent Law, com apoio da Original 123 Assessoria de Imprensa, lançou a primeira publicação criada especialmente para ajudar advogados a construir relacionamentos positivos com a imprensa. “Advogados e imprensa: um guia de relacionamento” foi escrito por jornalistas que conhecem pelo lado de dentro tanto a rotina dos escritórios como das redações de jornais, TV, rádio e internet.
O download da publicação é gratuito e pode ser feito diretamente aqui: http://bit.ly/advogadoseimprensa.
O guia foi escrito para advogados de todas as especialidades e escritórios de todos os tamanhos que precisam ser mais e melhor conhecidos. Advogados em começo de carreira encontrarão uma série de orientações práticas para dar os primeiros passos, enquanto os mais experientes poderão aprender a lidar melhor com estratégias de comunicação, crises e outras situações complexas.
“Advogados e jornalistas ainda não descobriram o quanto têm a ganhar trabalhando juntos”, diz Alexandre Secco, coordenador da publicação. Jornalistas nem sempre se sentem à vontade com os rigores da linguagem jurídica, do seu lado, advogados costumam ter dificuldade para compreender as regras não escritas que regem a imprensa. “A ideia do guia foi construir pontes para diminuir essa distância”, diz Secco.
Um dos grandes desafios para se construir um bom relacionamento com a mídia é a pulverização. Existem centenas de canais diferentes, com seus próprios públicos e linguagens. Para profissionais que não têm tempo a perder, como advogados, é muito importante se preparar e, eventualmente, contar com a ajuda de profissionais de comunicação. O guia aborda quase 50 temas de interesse direto de escritórios e advogados, entre os principais:
- Publicação de artigos
- Organização de entrevistas coletivas
- Contratação de assessorias de imprensa
- Gestão de crises
- Reputação e imagem
- Redes sociais
- Estratégias de comunicação
- Erros da imprensa
- Código de Ética da OAB
- Imprensa estrangeira
- Media Training