A pesquisa incide sobre os pedidos das quatro grandes companhias aéreas que operam no Brasil para a criação da malha aérea especial da Copa.
O aeroporto que serve a Cuiabá fica em Várzea Grande, na região metropolitana. A Tam, por exemplo, pretende aumentar de cinco para até 11 voos diários sua oferta para Cuiabá, de diversos destinos.
Em segundo vem Campinas, a 98 quilômetros de São Paulo, com um aumento de 41,6% no aumento da quantidade de lugares em aviões no período da Copa em relação ao normal para Viracopos, o aeroporto que serve a cidade. Em terceiro aparece o aeroporto internacional de Guarulhos, na região metropolitana de SP, com um incremento de 36,5%.
Dessa forma, somando o aumento na oferta nos aeroportos de Campinas e Guarulhos, o total no número de lugares em aviões para os aeroportos que servem a capital paulista durante a Copa é de 78,1% maior. Apesar disso, os dois aeroportos são utilizados como pontos de conexão entre os aeródromos das 12 cidades-sede e nos seus aeroportos de apoio. Assim, o aumento nas poltronas ofertadas pela companhias aéreas para estes locais não pode ser creditado apenas a passageiros que viajam para São Paulo durante o Mundial.
Cuiabá não serve de ponto de ligação entre as cidades-sede, e o aumento na disponibilidade de lugares nos vôos para a cidade se deve em função de quem viaja para lá ou o interior do Mato Grosso. Além dos aeroportos nas 12 sedes, fazem parte da operação especial organizada pela Anac para a Copa do Mundo outros 13 aeroportos localizados a até 200 quilômetros das sedes.
Natal deve apresentar um aumento de 27,5% na quantidade de passageiros em aviões que aterrissam por lá, Fortaleza 17,8% e Salvador 14%. Para Fortaleza, a Tam pretende aumentar o número de vôos de 28 para 35 diários. Fechando o ranking aparecem Recife e Galeão, respectivamente em sétimo e oitavo lugar, ambos com 13% na expectativa de aumento na disponibilidade de vagas em aviões para essas capitais. A Anac não divulgou os números absolutos e nem a porcentagem de aumento na oferta de lugares nas quatro cidades-sede restantes.
Com Uol