Política

Aeronáutica agiliza liberação de estrutura para o Aeroporto de Sinop

Foto: Augusto César

Em até 90 dias, o Aeroporto Regional “Presidente João Batista Figueiredo”, no município de Sinop – região Norte de Mato Grosso, terá todos os equipamentos para operação de pouso de precisão liberados. A previsão foi dada por oficiais do Ministério da Aeronáutica nesta terça-feira, 8, durante reunião com o senador Wellington Fagundes (PR-MT), em resposta a gestões realizadas junto às autoridades no final de janeiro. 

Nos encontros que manteve com autoridades, juntamente com a prefeita Rosana Martinelli, Wellington Fagundes cobrou agilidade nas decisões em função dos prejuízos que a demora na liberação vem causando ao município.  Da reunião participaram o coronel aviador Gerson de Souza Louzeiro, brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira e o coronel intendente Carlos Alberto. 

Nesta terça-feira, mais um voo precisou ser desviado de Sinop para Cuiabá em função das condições meteorológicas. A aeronave da Azul não conseguiu pousar. Estavam no voo 70 pessoas, que foram acomodados em viagem terrestre. 

A Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e os Indicadores de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI) a serem liberados se encontram instalados, há cerca de 10 meses, aguardando que sejam homologados pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). Os PAPIs fazem parte da estação e a principal função desta central é auxiliar os pilotos com informação de voo através de uma estação meteorológicas com sistemas de torre e de comunicação. 

“Se tivesse os equipamentos já em funcionamento, a aeronave faria o pouso normalmente. Agora eu pergunto? Quantos prejuízos para a empresa e para as pessoas que estavam a bordo? Inúmeros” – observou o senador, que fez questão de destacar também o trabalho no mesmo sentido desempenhado pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB).

AVIAÇÃO REGIONAL – Wellington Fagundes também lamentou que apenas uma empresa esteja operando entre a Capital e a principal cidade do Norte de Mato Grosso. O senador atribui a baixa demanda reclamada pela empresa Passaredo a falta de estímulos à aviação regional no Brasil.  Para ele, é preciso ampliar o número de destinos aéreos para popularizar o uso do avião como meio de transporte.

O parlamentar republicano tem defendido iniciativas urgentes para concessão de terminais aeroportuários no Estado diante da incapacidade de investimentos e gestão por parte do Governo. A concessão em bloco de aeroportos nacionais e regionais está entre as principais recomendações. Fagundes pediu o fim do contingenciamento de recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil, o FENAC. 

Fonte: Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões