Cidades

Advogados que atuam na Seduc querem regularizar função jurídica

Eles foram recebidos pelo presidente da Seccional, Maurício Aude, e do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Luiz da Penha Corrêa. A proposta do grupo é alterar a lei competente para criar a função de analista jurídico pedagógico.

Estavam presentes os seguintes profissionais: Sandra Carvalho Lopes, Arlete Maria Luiz da Costa, Ana Batista de Albuquerque Nogueira da Costa, Plínio Gonçalves, Luiz de Lima Cabral e Valquíria de Carvalho Azevedo.

“Somos professores, mas fazemos peças técnicas, pareceres, atuamos na área jurídica da Seduc e não recebemos por isso. Por isso, decidimos procurar a OAB/MT para nos ajudar nessa luta já que vimos outras situações semelhantes encampadas pela Seccional”, destacou Arlete Maria da Costa.

A advogada Ana Batista da Costa explicou que eles são professores que se formaram em Direito e são advogados convocados para atuar na Comissão Especial Disciplinar. “Nós temos que viajar para acompanhar os casos do interior e somos chamados em diversas situações para fazer a análise. Quando é preciso levar à Procuradoria-Geral do Estado, a Secretaria requer nossa avaliação prévia. Ou seja, exercemos um papel importante, mas não somos valorizados”, observou.

Eles relataram que há funções na Seduc de diretor, secretário de escola e assessor pedagógico que recebem adicional de 60%, porém, os advogados que estão em desvio de função não têm o mesmo tratamento e ainda perdem o direito a aposentadoria especial porque estão fora de sala de aula (25 anos para mulheres e 30 anos para homens).

Maurício Aude observou que a OAB/MT tem hipotecado o apoio ao advogado público em diversas frentes em busca de reconhecimento e valorização profissional. “Tivemos os casos dos advogados do Detran e encaminhamos minuta de projeto de lei que institui a carreira de analista judiciário da administração direta do Poder Executivo Estadual, que está em debate”, ressaltou.

O presidente da Seccional explicou que remeterá a demanda à Comissão do Advogado Público para dar parecer acerca da legalidade ou não do pedido para serem tomadas as providências.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.