Plantão Policial

Advogado do Sindspen defende ação do agente em morte de preso

Foto: Reprodução

O advogado Carlos Frederick do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT) emitiu uma nota nesta terça-feira (04) relatando a ação do agente penitenciário Pery taborelli da Silva Neto, como correta.

Pery Taborelli acabou atingindo com um tiro o preso Manacés dos Santos Dutra em uma audiência de custódia no Fórum  Criminal de Cuiabá no final da tarde de domingo (02). Carlos Frederick ressaltou que o agente não tinha intenção de matar o preso

“Em momento algum o agente quis ceifar a vida do criminoso em questão. Pretendia assusta-lo para que não fugisse”, diz trecho da nota.

O advogado ainda cita da importância de dizer que Manacés que foi morto, já possuía outras passagens pela polícia e tinha ficha criminal.

“Imperioso dizer que o detento morto tem extensa ficha criminal inclusive com prática de homicídio, sendo contumaz transgressor da Norma penal”.

O caso

Um detento morreu baleado por um agente prisional após deixar a audiência de custódia no Fórum Criminal de Cuiabá no final da tarde de domingo (02). Ele teria tentado fugir na saída da audiência e, para contê-lo, o agente acabou disparando e atingindo fatalmente o recuperando.

Ele já ele esteve preso na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, de onde saiu no dia 23 de fevereiro deste ano, e era monitorado por tornozeleira eletrônica.

O governo informa, ainda, e que vai abrir um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD)  para apurar os disparos efetuados pelo agente.

Confira a nota na íntegra

“NOTA: SOBRE O INCIDENTE COM O AGENTE PENITENCIÁRIO NO FÓRUM

Bom Dia!

Sou advogado do agente penitenciário que impediu a fuga de um preso na ultimo domingo (02.04) que acabava de sair da audiência de custódia.

Caso seja do interesse temos a explicar que o detento evadiu-se em desabalada carreira do local não obedecendo às inúmeras ordens de parar que foram dadas pelo agente.

 Mesmo com as advertências o detento não parou e continuou sua obstinada tentativa de esquivar-se das mãos do Estado, quando então, o agente penitenciário efetuou um disparo de advertência para o alto, momento em que o detento estava subindo com muita rapidez uma parte bem mais elevada do terreno o que acabou por atingir-lhe.

Em momento algum o agente quis ceifar a vida do criminoso em questão. Pretendia assusta-lo para que não fugisse.

Imperioso dizer que o detento morto tem extensa ficha criminal inclusive com prática de homicídio, sendo contumaz transgressor da Norma penal. Estamos agora a aguardar o resultado da perícia para dar continuidade à defesa.

Carlos Frederick

Advogado do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT)”

Leia mais:

Detento morre baleado por agente ao tentar fugir audiência de custódia

Jefferson Oliveira

About Author

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em