A blogueira Adriana Vandoni (PDT), uma das fieis escudeiras do governador eleito Pedro Taques (PDT), irá comandar o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, novo órgão anunciado na manhã desta segunda-feira (22), em audiência pública na quadra de esportes da Escola Presidente Médici.
Vandoni, candidata derrota à Assembleia Legislativa, chegou a ser “alfinetada” por não ter sido apresentada em nenhum cargo de destaque no governo pedetista. Defensora ferrenha de Taques, a economista ganhou notoriedade pelo seu discurso contra a corrupção, como também, os inúmeros processos que a proibiram, até mesmo, de citar certos políticos em suas matérias publicadas no blog “Prosa e Política”.
Ao anunciar o novo gabinete, Taques destacou o trabalho da blogueira.
“Eu poderia chamar uma pessoa do Ministério Público Estadual para comandar esse gabinete, alguém da Polícia. Mas, resolvemos chamar uma pessoa que é processada por combater a corrupção”, afirmou.
Adriana Vandoni, em seu blog, destacou o nascimento de uma nova gestão estadual, que se inicia em janeiro.
“O Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, ligado ao gabinete do governador e que terá a função de prevenir atos ilícitos e a malversação do dinheiro público antes que atos de corrupção sejam praticados. Não é um gabinete policial, mas um observatório e um fiscalizador que receberá alertas, tanto da sociedade quanto do funcionalismo público, e irá alertar o gestor para que tome as medidas necessárias. O grande objetivo é prevenir, mas caberá ao Gabinete determinar a instauração de tomada de contas, no caso de omissão da autoridade competente em adotar essa medida, para apuração dos fatos, identificação dos responsáveis e quantificação pecuniária do dano”, explicou Vandoni em seu blog.