Meninos na faixa etária de 12 e 13 anos foram incluídos no combate ao HPV em 2017. (Foto: Divulgação)
O Ministério da Saúde realizou duas mudanças no calendário de vacinação para 2017. A partir desta segunda-feira (02) a vacina para meningite C será aplicada em adolescentes na faixa de 12 e 13 anos, em dose única, e meninos de 12 a 13 anos foram incluídos na vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano).
Até 2016, a meningite C estava disponível apenas para crianças entre três meses e quatro anos. A doença continua sendo identificada como a de maior frequência nos postos de saúde (cerca de 60 a 70% dos casos) e apresenta rápida evolução, gravidade e letalidade, com potencial epidêmico.
Já com a inclusão dos meninos na vacinação do HPV, o Ministério da Saúde espera proteger e prevenir os meninos contra os cânceres de pênis, ânus e garganta e contra as verrugas genitais. Foram inclusos também homens de 9 a 26 anos portadores de AIDS (HIV), síndrome da imunodeficiência adquirida, desde que apresentem indicação médica.
A vacinação para as meninas continua, pois é uma ação de rotina do Programa de Imunizações. Todas as salas de vacinação do Estado estão abastecidas da vacina HPV. Com condições de vacinar as meninas dentro da faixa etária preconizada. Em relação à vacinação do HPV para meninos de 12 e 13 anos de idade, já estão nas salas de vacinação do Estado. Será necessária a comprovação da idade
Os municípios do Pará já estão informados e preparados para vacinar os meninos a partir de janeiro/2017. A meta de vacinação do HPV nos meninos no Pará de janeiro a dezembro de 2017 nas seguintes faixas: 12 anos: 87.487 meninos (Meta mensal de 7.335 meninos) – 13 anos: 86.838 meninos (Meta mensal de 7,236 meninos).
Fonte: G1