Um adolescente de 14 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica no município de Colíder (648 km de Cuiabá), no dia 14 deste mês, mas só agora o caso veio à tona. Os exames foram encaminhados para a Capital e deveram ficar prontos entre 15 a 30 dias, para confirmar ou descartar a morte pela doença.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) deve divulgar o resultado do exame após o recebimento. De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Ângela Maria da Paixão, o adolescente foi internado em um hospital particular de Colíder na sexta-feira (13). O paciente apresentava falta de ar, dores pelo corpo e fraqueza.
O quadro de saúde se agravou e por conta disso, o paciente foi transferido para o Hospital Regional de Colíder.Conforme a Vigilância do município, o adolescente foi levado para o setor de emergência e, em seguida, para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde não resistiu e veio a falecer.
Um bloqueio químico foi feito no bairro onde o adolescente morava. As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti também serão intensificadas.
Casos no estado
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso registrou 28.367 mil casos de dengue no ano de 2016. De acordo com o levantamento, os índices diminuíram em relação ao ano de 2015, quando a doença ultrapassou 33 mil casos. Em 2016, 21 óbitos foram investigados, sendo que cinco já foram confirmados e 10 descartados. Seis ainda estão em investigação.