Hoje em dia há vários tipos de adoçantes no mercado e me perguntam: Como escolher o melhor?
O adoçante aspartame, hoje em dia, apresenta-se como vilão, pois a substância é cancerígena, promove efeitos colaterais e é capaz de causar danos ao cérebro. Ele é composto por 50% de fenilalanina, além de ácido aspártico e metanol, sendo que depois da conversão, essa substância excita os neurônios e, em excesso, pode destruí-los. Em relação à fenilalanina que possui nesse tipo de adoçante, ela fabrica neurotransmissores como a dopamina, noradrenalina e adrenalina, que, se produzidos em excesso, podem causar insônia e alteração de humor. A grande concentração deste aminoácido pode também reduzir os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem estar e felicidade. Sua deficiência causa desânimo, depressão e compulsão por doces. Ele está disponível no mercado em gotas e pó e está presente em refrigerantes light, diet e zero.
A sacarina e o ciclamato também possuem componentes prejudiciais à saúde. O ciclamato pode potencializar carcinógenos, agentes que sensibilizam o corpo para o surgimento do câncer. Já a sacarina foi associada ao aumento do risco de câncer de bexiga. A sucralose pode prejudicar a flora bacteriana boa do intestino, que é, dentre outras coisas, responsável por manter a imunidade do organismo fortalecida e promover a absorção adequada de nutriente. Além disso, ela acelera o processo de envelhecimento, causa uma série de doenças e, inclusive, prejudica o emagrecimento pelo excesso do radical livre chamado ácido hipocloroso . A stévia é extraído da planta stevia sendo assim uma das alternativas seguras, já que não causa mal algum ao organismo. O Xilitol é um adoçante natural, com 40% menos calorias que o açúcar e poder adoçante similar. Não estimula a liberação de insulina e, por isso, tem baixo índice glicêmico. É uma boa opção. Os adoçantes artificiais Acessulfame-K, aspartame, ciclamato, sacarina apresentam niveis elevados de sódio, que é um dos inimigos da hipertensão arterial ,então muito cuidado (hipertensos não devem consumi-los).
O ideal é livrar-se da dependência do sabor doce , até porque, para atender essa necessidade do doce, você pode optar pelo açúcar ou adoçante, e em geral não são saudáveis. Opções que oriento quando precisam do sabor doce é o açúcar de coco,stévia,xilitol,taumatina e palatinose e em pouca quantidade.
Resumindo, o ideal é que comam comida de verdade sem precisar adoçar.