Para auxiliar nos trabalhos as equipes das unidades de saúde receberam um álbum seriado e quadros ilustrativos. Estão sendo realizados testes em manchas, palestras e exames de contato.
A hanseníase é uma doença infecto contagiosa e endêmica no Estado de Mato Grosso e também neste município. Barra do Bugres registrou em 2013 25 casos de hanseníase.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Mara Souza, alerta a população para que ao perceber alguma mancha ou área dormente em seu corpo que procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
A ação é promovida pela Prefeitura de Barra do Bugres, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde com apoio da Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos (Dahw).
Transmissão
A transmissão da doença ocorre por meio de uma pessoa doente e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros). O bacilo de Hansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas pessoas adoecem, porque a maioria apresenta capacidade de defesa do organismo contra o bacilo.
A hanseníase não é transmitida por meio de copos, pratos, talheres, cadeiras, bancos, apertos de mão, abraço, beijo e contatos rápidos em transporte coletivos ou serviços de saúde, picada de inseto, relação sexual, doação de sangue.
Sintomas da doença
– Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade.
– Área da pele seca e com falta de suor.
– Área da pele com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas.
– Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade.
– Sensação de formigamento ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber.
– Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés.
– Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos.
– Úlceras de pernas e pés.
– Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
– Febre, edemas e dor nas juntas.
– Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz.
– Ressecamento nos olhos.
– Mal estar geral, emagrecimento.
– Locais com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas.
Assessoria