O número de pessoas que declararam acessar a internet pelo celular cresceu 65% no último ano, informou a "Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira", divulgada nesta sexta-feira (19) e encomendada ao Ibope pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
O objetivo geral da pesquisa, cuja primeira edição foi divulgada no início deste ano com dados referentes a 2013, é "conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira […] a fim de subsidiar a elaboração da política de comunicação e divulgação social do Executivo Federal", segundo a Secretaria de Comunicação Social.
Conforme o levantamento, o número de entrevistados que informou se conectar à internet por meio de telefone móvel subiu de 40% na pesquisa anterior para 66% na edição divulgada nesta sexta.
O percentual de acesso via computador caiu de 84% para 71%; os entrevistados que informaram navegar pelos tablets caiu de 8% para 7%; e 1% não soube ou não quis responder.
A pesquisa do Ibope, instituto contratado por meio de licitação pelo governo federal, ouviu 18.312 brasileiros entre 5 e 22 de novembro deste ano em 848 municípios. Foram a campo 300 pesquisadores, para aplicar um questionário com 85 perguntas. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.
De acordo com o ministro da Comunicação Social, Thomas Traumann, o levantamento servirá de parâmetro para o governo decidir em quais meios de comunicação investirá mais recursos em publicidade. Segundo ele, é preciso analisar itens como horário nobre, conhecimento do meio e confiança.
“Nós não podemos pegar números isolados, temos que fazer um balanço, analisar a penetração do conteúdo em cada meio. A função principal da pesquisa é, também, ajudar a nossa decisão de publicidade”, disse o ministro.
Internet
De acordo com o levantamento, a internet caiu uma posição em relação a 2013 e passou a ser o terceiro meio de comunicação mais acessado. Segundo o levantamento, 93% afirmaram usar a televisão; 46%, o rádio; e 42%, a internet – o fato de o entrevistado mencionar um meio não exclui outro.
Ainda segundo a pesquisa, o número de entrevistados que disseram acessar a internet diariamente subiu de 26% para 37%, enquanto o percentual daqueles que afirmaram não usar a rede caiu de 53% para 51%.
Em média, diz a pesquisa, os brasileiros que utilizam a internet de segunda a sexta costumam ficar quatro horas e 59 minutos navegando na rede por dia. Quando questionados sobre o uso da internet nos fins de semana, os entrevistados disseram navegar, em média, quatro horas e 24 minutos a cada dia.
O levantamento mostrou ainda que, quando estão navegando na internet, 31% dos entrevistados comem alguma coisa; 23% conversam com outra pessoa; 20% começam a usar o celular; e 18% assistem à TV; entre outras coisas.
Confiança nas notícias
A pesquisa abordou também os entrevistados sobre o nível de confiança nas notícias veiculadas na internet. Eles foram questionados sobre a confiança no noticiário dos blogs, redes sociais e sites. Segundo a pesquisa, só foram questionados sobre esses níveis de confiança os entrevistados que disseram acessar a internet. Veja abaixo:
Blogs
Confia sempre: 5%
Confia muitas vezes: 20%
Confia poucas vezes: 28%
Nunca confia: 21%
Não sabe/não respondeu: 7%
Redes sociais
Confia sempre: 5%
Confia muitas vezes: 21%
Confia poucas vezes: 51%
Nunca confia: 20%
Não sabe/não respondeu: 3%
Sites
Confia sempre: 6%
Confia muitas vezes: 24%
Confia poucas vezes: 51%
Nunca confia: 16%
Não sabe/não respondeu: 3%
Outros destaques da pesquisa
– Os brasileiros passam mais tempo navegando na internet do que na frente da TV. Segundo a pesquisa, quem utiliza a web no Brasil fica conectado, em média, 4 horas e 59 minutos por dia, durante a semana, e 4 horas e 24 minutos por dia, nos fins de semana. Já a média de tempo vendo televisão é de 4 horas e 31 minutos nos dias de semana e de 4 horas e 14 minutos aos sábados e domingos.
– De segunda a sexta, as mulheres assistem mais à televisão que os homens. Enquanto elas passam, em média, quatro horas e 48 minutos em frente à TV, eles passam quatro horas e 12 minutos.
– Os brasileiros de 16 a 25 anos assistem, em média, por semana, uma hora a menos de TV que as pessoas com mais de 65 anos.
– O número de pessoas que ouvem rádio todos os dias aumentou de 21% dos entrevistados, em 2013, para 30% neste ano; os brasileiros costumam ouvir rádio, em média, três horas e 42 minutos por semana entre segunda e sexta-feira.
– Entre as redes sociais, as mais acessadas são Facebook (83%), Whatsapp (58%) e Youtube (17%); 6% dos entrevistados disseram não utilizar as redes sociais.
– A TV NBR, canal oficial do governo federal, é desconhecida por 81% dos entrevistados.
– O programa de rádio Voz do Brasil é conhecido por 57% dos entrevistados e, destes, 45% avaliaram o conteúdo do programa como “ótimo” ou “bom”; ao todo, 67% disseram que nunca ouvem a Voz do Brasil.
– O Amapá é o estado onde a população mais assiste à televisão todos os dias (83%); o Rio Grande do Sul é a unidade da federação onde mais se ouve rádio diariamente (54%); e o Distrito Federal é o estado onde há o maior percentual de pessoas que acessam a internet todos os dias (56%).
Fonte: G1