Cidades

Ação educativa orienta cidadãos sobre o perigo de ingerir bebida alcoólica e dirigir

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) em parceria com a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá realizaram, na noite de sexta-feira (17), abordagens educativas em dois estabelecimentos comerciais da Capital marcando a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito em Mato Grosso.

Este ano o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Foram abordadas cerca de 210 pessoas e encontrados 17 “Amigos da Rodada”. A ação integrada busca identificar e premiar aquele amigo que não vai beber para poder levar seus amigos para casa em segurança.

As equipes das instituições abordaram as pessoas nos estabelecimentos na intenção de fazer essa blitz reversa de sensibilização sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção.  

Durante as abordagens, os agentes realizaram o teste do etilômetro e as pessoas que não apresentaram índice de alcoolemia foram presenteadas com brindes educativos como reforço pela atitude positiva. 

Foi o caso da servidora pública, Anelise Farias Matos, de 27 anos, que estava aproveitando a noite com os amigos no bar, porém, não ingeriu bebida alcoólica. “Achei bem interessante a abordagem, porque não sabia que apenas um copo de cerveja eu já poderia ser autuada em uma blitz de trânsito”, comentou.

Na ação também foram possibilitadas oportunidades para as pessoas que estavam nos estabelecimentos ingerindo bebida alcoólica realizassem o teste do etilômetro.

Após o resultado do teste, esses voluntários receberam informações sobre as penalidades as quais estariam sujeitos caso fossem flagrados conduzindo veículo automotor após a ingestão de bebida alcoólica.

Segundo a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl, durante as abordagens, sempre é reforçado aos cidadãos que a pior das consequências em ingerir bebida alcoólica e dirigir é envolver-se em um acidente com risco de morrer ou matar no trânsito.  

“Iniciamos a Semana Nacional de Trânsito junto com os demais órgãos parceiros fazendo ações educativas nos bares com foco no condutor que ingeriu bebida alcoólica e tem a intenção de conduzir veículo automotor. Explicamos a eles as responsabilidades administrativas e criminais para quem dirige sob efeito de álcool, e também trabalhamos a consciência do cidadão para que não se envolva em um possível acidente em virtude dessa conduta”, destacou o 1º tenente da Polícia Militar, Sandro Lúcio Fernandes da Silva, do Batalhão de Trânsito da PM.

A PRF também marcou presença na ação educativa e, segundo o inspetor Leandro Camolesi, ao longo da semana, serão realizadas várias atividades junto aos caminhoneiros, motociclistas e ciclistas. “Esperamos conscientizar a todos sobre a importância de termos um trânsito mais humano, visando ter cada vez menos vítimas de acidentes, principalmente acidentes fatais”, falou.

Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País voltadas para educação, engenharia e fiscalização com o objetivo de sensibilizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, para a construção de um trânsito mais seguro.

Em Mato Grosso, as ações conjuntas contarão com a participação de equipes do Detran-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Guarda Municipal de Várzea Grande, Sest Senat e concessionária Rota do Oeste.  

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.